EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

POSSE DO NOVO DIRETOR E ABERTURA DO PRÉ-NOVICIADO

“Viver e trabalhar juntos é para nós, salesianos, exigência fundamental e caminho seguro para realizarmos a nossa vocação” (Const. 49)

No dia 01 de março aconteceu na comunidade salesiana da zona leste (Manaus) a Missa de Posse do Padre José Ivanildo Melo e a abertura do pré-noviciado São João Bosco. A celebração foi presidida pelo Inspetor padre Jefferson Luis e concelebrada pelos Salesianos presbíteros da área de Manaus.

A POSSE DO DIRETOR

Segundo as constituições salesianas, “o diretor representa Cristo que une os seus no serviço do Pai. Está no centro da comunidade, irmão entre irmãos, que lhe reconhecem a responsabilidade e autoridadWhatsApp Image 2021-03-01 at 22.07.55e” (C 55). A partir desta motivação, o Pe. José Ivanildo foi escolhido pelos superiores para representar Cristo junto à comunidade salesiana São João Bosco da zona leste.

Na homilia, o Pe. Inspetor frisou a importância dodiretor na animação e na condução da comunidade salesiana, pois, “o diretor é como uma bússola que mostra para os irmãos da comunidade o melhor caminho a seguir”.

Breve histórico do Pe. José Ivanildo:

                Nascido em Irituia (PA) em 16/7/1983, o padre José Ivanildo de Oliveira Melo é filho de José Melo e Creusa Maria vem de uma família de sete irmãos. Iniciou a carreira salesiana em 2004, como aspirante salesiano na cidade de Ananindeua (PA). Veio a Manaus pela primeira vez em 2006 para dar início ao pré-noviciado e a primeira profissão religiosa foi realizada em 2009. Como Salesiano trabalhou em vários lugares: São Gabriel da Cachoeira e Manicoré e nos últimos quatro anos esteve em São Paulo estudando Teologia.

WhatsApp Image 2021-03-01 at 22.07.55 (1)

Sua ordenação sacerdotal foi no dia 9 de dezembro de 2017 em Ananindeu-PA. Seu primeiro serviço depois de ordenado foi no ano seguinte como coordenador de pastoral da Faculdade Salesiana Dom Bosco-Manaus(FSDB), formador do aspirantado e membro da comunidade do Centro Salesiano de Formação (Cesaf). No ano seguinte, foi pároco e reitor do Santuário São José Operário por 11 meses. Posteriormente, Pároco na Paróquia São José –Zona Leste, depois diretor do colégio Carmo de Ananideua. Recentemente, foi solicitado pelo Conselho inspetorial para exercer o papel de Primeiro Animador da comunidade da zona leste de Manaus.

ABERTURA DO PRÉ-NOVICIADO

Neste mesmo dia aconteceu a abertura do pré-noviciado São João Bosco. De acordo com as constituições dos salesianos de Dom Bosco, “a quem se orienta para a vida salesiana são oferecidos ambiente e condições adequadas para conhecer a própria vocação e amadurecer como homem e como cristão” (C 109). A primeira etapa deste ambiente se chama pré-noviciado, ou seja, é nesta fase formativa em que os jovens começam a experimentar mais de perto o carisma Salesiano. Neste dia, cinco jovens resolveram assumir o chamado vocacional salesiano e foram admitidos ao pré-noviciado da inspetoria São Domingos Sávio. Segue abaixo o nome dos jovens:

  • Adriano Carvalho (São Luís/MA)
  • Alex Araújo (Iauretê/AM)
  • Erickson Frota (Manaus/AM)
  • Evandro Lucas (Salinas/PA)
  • Gabriel Pinto (Manicoré/AM)

WhatsApp Image 2021-03-01 at 22.24.08 WhatsApp Image 2021-03-01 at 22.24.07 WhatsApp Image 2021-03-01 at 22.24.07 (1)WhatsApp Image 2021-03-01 at 22.07.51

 

 

 

 

 

 

Rezemos pelo o discernimento vocacional dos pré-noviços que resolveram seguir Jesus no estilo de Dom Bosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀