EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

PJ´s lançam subsídio para a Semana do Estudante 2015

As Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR) lançaram, na noite desta terça-feira, 21 de julho, o subsídio oficial de estudos para a Semana do Estudante 2015.

Neste ano, a temática da Semana propõe um tema complexo, composto de três núcleos – a juventude, a escola e a sociedade –, que interagem entre si, e promovem a vida. Lembrando sempre Jesus Educador, que nos apresenta a fonte de vida eterna e em abundância (cf. Jo 10, 10), questionamo-nos: que vida é essa que queremos promover? Como a vida do jovem e da jovem tem sido atingida dentro da escola? Quais os tipos de violência que permeiam o ambiente escolar? E “nas ruas”, na sociedade? Será que escola e sociedade têm promovido a vida do/a jovem? Será que o/a jovem tem conseguido estar presente (falar e se fazer ouvido)?

A atividade tem como lema “Democratização da informação em defesa da cultura de paz”, como forma de inquietar os jovens e seus grupos a se questionarem sobre o anúncio da Boa Nova pelos grandes veículos de comunicação de nossa sociedade. Quem são os/as jovens para a mídia e para a sociedade? Será que estamos tendo espaço nos veículos que comunicação? Será que eles têm promovido a vida da juventude?

Ainda, somos convidados a refletir “onde está nosso irmão?” (cf. Gn 4, 9). Como nossos jovens são retrados pela mídia para a sociedade? Em tempos de discussão sobre diversos fatores que atingem a vida da juventude, como a redução da maioridade penal, será que esses veículos de comunicação têm promovido um justo debate, valorizando a vida dos jovens?

Muitos são, enfim, os questionamentos que esta Semana coloca aos jovens, convidando-os à reflexão, e às atividades práticas, para que interajam e intervenham em suas realidades, a partir de suas escolas e colégios.

“É preciso jovens que deixem arder dentro de si o amor de Deus e respondam generosamente a seu urgente chamado, como o fizeram tantos jovens, beatos e santos do passado e também tempos recentes” – Papa Emérito Bento XVI.

Para fazer o download do subsídio e debater um pouco mais do assunto, acesse: http://goo.gl/G9ed6o

 

Sobre a Semana do Estudante

A Semana do Estudante (SdE) é uma atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais da Juventude da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). Ela acontece anualmente, no mês de agosto, na semana que abrange o dia 11, considerado historicamente o Dia do Estudante no Brasil.

A SdE encontra-se em sua 13ª edição, e, desde 2003, as Pastorais de Juventude (PJs) têm organizado esta atividade em âmbito nacional para celebrar esta data e propiciar maior engajamento dos estudantes nos assuntos referentes à escola, à educação e à sociedade em geral.

A SdE faz parte do processo das atividades permanentes, juntamente com mais duas grandes atividades anuais das PJs, a Semana da Cidadania (celebrada em abril) e o Dia Nacional da Juventude (que ocorre em outubro).

Para saber mais, acesse o site da PJE: www.pjebr.org

– Com colaboração de Iago Ervanovite, da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀