EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Petrobras abre novo financiamento de projetos sociais

Foi lançada em 14 de junho a Seleção Pública do Programa Petrobras Fome Zero 2005, que apóia projetos sociais que promovam a inclusão social no Brasil. Serão destinados R$ 18 milhões para financiar programas ligados a garantia dos direitos da criança e do adolescente, educação, qualificação profissional de jovens e adultos e geração de emprego e renda.

Segundo a Petrobras, o objetivo principal do programa é a promoção de ações de fortalecimento das políticas públicas de combate à miséria e à fome. Inúmeras ações estão sendo implantadas em todo o Brasil, com a participação direta das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Além de estimular o protagonismo social e a co-responsabilidade, os projetos devem realizar ações estratégicas, sistêmicas e multiinstituicionais e contribuir para a organização da sociedade civil. Podem participar organizações governamentais, não-governamentais e comunitárias.

No ano passado, a Seleção Pública de Projetos Sociais escolheu 73 projetos de todos os estados do Brasil de um total de mais de cinco mil inscritos. A preocupação da Petrobras é contemplar projetos de todo o Brasil podendo ser pequenos, médios ou de grande porte e voltados para públicos variados. Um dos principais desafios do programa é a gestão dos projetos. Para enfrentar essa questão são oferecidas oficinas, cursos e participação em conferências e discussões na área de capacitação de gestão.

Cada projeto poderá ficar com no máximo R$ 600 mil para um período de 12 meses (que pode ser estendido até 24 meses). Os projetos devem ser enviados de acordo com o Roteiro de Elaboração de Projetos disponível no site da Petrobras [cujo endereço encontra-se em Links Relacionados, ao lado]. Devem conter no máximo 120 páginas e ser apresentados em quatro vias, encadernadas separadamente em formato A4 e acompanhadas dos seguintes documentos: histórico da organização proponente; resumo dos currículos do coordenador do projeto e da equipe técnica; orçamento e cronograma de atividades e resumo do projeto.

A Petrobras é integrante da Rede de Tecnologia Social (RTS), um conjunto de instituições públicas e privadas que buscam promover o desenvolvimento sustentável através do uso e da difusão de produtos, técnicas ou metodologias, naquilo que vem-se chamando de “tecnologias sociais”. Assim, durante a seleção do programa, também serão priorizados projetos que promovam alguma das tecnologias sociais mapeadas pela RTS ou que apresentem potencial para o desenvolvimento de novas tecnologias com perspectiva de inclusão na Rede.

Com o objetivo de promover a responsabilidade social através da mobilização de outras empresas, os projetos finalistas que não puderem ser contemplados farão parte da Carteira de Projetos da Rede Petrobras de Responsabilidade Social. Esses projetos receberão um selo recomendando seu patrocínio pelas empresas fornecedoras ou parceiras da Petrobras.

As inscrições devem ser feitas em duas etapas: primeiro, em www.petrobras.com.br, até 29 de julho. Cada organização pode inscrever no máximo três projetos, mas apenas um poderá ser contemplado. Em seguida, deve-se enviar os projetos e toda documentação necessária para o seguinte endereço: Seleção Pública de Projetos, Programa Petrobras Fome Zero, Av. República do Chile, 65, Centro, CEP 20035-900, Rio de Janeiro (RJ). Só serão aceitas as propostas postadas impreterivelmente até o dia 30 de julho.

A avaliação dos projetos será feita primeiramente de acordo com critérios técnicos e administrativos. Após essa fase, serão analisados por uma Comissão de Seleção formada por profissionais que atuam no terceiro setor. O resultado será divulgado até o final do mês de outubro, também no site da Petrobras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀