No dia 25 de outubro aconteceu uma procissão com cantos e a oração do Santo Terço, ao leste de Jericó pelos desertos de Negev e Sinai até uma enorme tenda montada ao lado do rio Jordão. Este momento oracional acontece uma vez por ano, porque fica numa zona militar e somente é acessível a peregrinos na Epifania ortodoxa grega, em janeiro e na terceira quinta-feira de outubro.
Cerca de 5.000 pessoas rezaram neste ato de fé e piedade cristã. Dentre estas, participaram religiosos e leigos, como também os militares que estavam presentes no local. A Celebração Eucarística foi preparada pelos franciscanos e por alguns leigos. Os cantos, as leituras e as preces da missa foram em vários idiomas: Italiano, Latim, Grego, Espanhol, Árabe, Hebraico, Português e Francês. Depois da missa, muitos peregrinos foram até o rio Jordão, pois lá, João Batista, primo de Jesus, batizou-o e anunciou a chegada do Messias. Ele reconheceu Jesus como o Cordeiro de Deus (Mt 3).
Logo após a missa os Salesianos continuaram a peregrinação seguindo para o Mosteiro da Tentação ortodoxo grego, no monte Quarntal, a norte de Jericó. Após o batismo de Jesus, Ele seguiu para o deserto, onde o diabo procurou fazê-Lo cair em tentação em seu jejum de 40 dias (Mt 4,1-11). O local encontra-se num cenário belíssimo, incrustado na encosta de um penhasco. O mosteiro remonta ao século XII, e teria sido erguido sobre a gruta onde Jesus foi tentado pelo demônio. Dentro deste, tem vários quadros com textos em grego e pinturas de Cristo e de Nossa Senhora com o Menino Jesus no colo, assim também como a pedra do suposto encontro.