A urna com a reliquia de Dom Bosco gira as inspetorias suscitando alegria, renovação espiritual e até perplexidade.
A alegria de poder ver, mesmo que seja uma réplica da urna que guarda os restos mortais de Dom Bosco em Turim, é motivo de grande alegria, sobretudo para os jovens e para toda a Família Salesiana. É Dom Bosco que retorna desde Valsalice para o mundo. Ele chega num momento novo da nossa história e nos convida a caminhar com ele. Sua face resplandece e seu coração continua vibrante para alegria de seus filhos e filhas. É Dom Bosco peregrino e missionário. Um dia ele desejou vir nos visitar e até viver na América, mas nao foi possivel. Agora, 150 anos depois, ele chega com a mesma força de antes, e faz nosso coração exultar de alegria no Deus que nos salva.
A urna nos convida a renovar nossas ações na busca de uma maior inserção juvenil e popular. Ele passará em nossa inspetoria chamando a todos a uma atitude nova diante dos apelos da evangelização. Acredito que o grande clamor de Dom Bosco que passa é o empenho de retornar aos jovens. Seu braço, a relíquia que vamos ver na urna, foi o mesmo que abençoou tantos jovens, que abraçou e pediu dinheiro para a manutenção de suas obras. Hoje, aquele braço se atualiza em nossos braços. Contemplando-o iremos renovar nossos esforços missionários.
A passagem da urna certamente nos deixará perplexos. É muita beleza e quase um milagre. Com isto quero dizer que teremos a oportunidade de medir nossas forças e iniciativas para tornar vivo o espírito do nosso pai e fundador. A perplexidade pode, no entanto, escandalizar e também reanimar; oxalá nos reanime e nos projete para novas iniciativas. Sem isto ficaremos na mera visão da urna e sem capacidade de reação.
Venha Dom Bosco caminhar conosco na Isma
ajude-nos a sermos corajosos e ousados na missão
faça com que nossas vidas seja um serviço generoso
aos jovens e ao Povo de Deus.