EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Pe Ochoa: Uma vida pelas missões

Indápolis/MS – No último dia 26 de setembro de 2008 esteve em visita ao Noviciado São João Bosco para ministrar aulas sobre as Missões Salesianas entre os indígenas Bororo, o Pe. Gonçalo Ochoa, atual vice-diretor da comunidade salesiana de Meruri – MT. Na oportunidade a comunidade do noviciado fez uma pequena homenagem ao Pe. Ochoa, visto que no dia 28 de outubro deste ano ele completará 50 anos de ordenação sacerdotal.

Pe. Gonçalo Ochoa nasceu no dia 06 de dezembro do ano de 1929 na região de Toca na Colômbia. Sua primeira profissão religiosa ocorreu no dia 24 de janeiro de 1949. Concluiu o curso de filosofia no ano de 1951 em Mosquera. Cursou teologia no Estudantado Teológico Salesiano de Bogotá, concluindo o mesmo em 1958. Sua profissão perpétua ocorreu em 31 de janeiro de 1955 e sua ordenação sacerdotal em 28 de outubro de 1958.

Este irmão chegou ao Brasil no mesmo ano de sua ordenação (1958) onde juntou-se a Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório/ Missão Salesiana de Mato Grosso  – MSMT. No ano de 1960 foi destinado à Aldeia Meruri, para trabalhar com o Povo Bororo. Contudo também serviu as comunidades salesianas de Lucélia, Campo Grande e Coxipó da Ponte.

Atualmente Pe. Ochoa continua em Meruri, onde há 48 anos trabalha com os Bororo, nestes anos trabalhando naquela região do Brasil Central, ele vivenciou experiências marcantes, como o processo de demarcação das terras dos Bororo, no qual ele próprio testemunhou o martírio sofrido pelo Pe. Rodolfo Lunkembein e do Bororo Simão Cristino Koge Ekudugodu no dia 15 de julho de 1976.

A dedicação e bondade do Pe. Ochoa conquistaram os Bororo. Ele é muito querido por todos presentes na aldeia . O seu trabalho de sacerdote e educador em muito contribuíram para a formação daquele Povo.

A vida do Pe. Ochoa pode ser definida com o Artigo nº. 30 de nossas Constituições: A exemplo do Filho de Deus que em tudo se fez semelhante a seus irmãos, o missionário salesiano assume os valores desses povos e partilha suas angústias e esperanças.

Que Deus nosso Senhor amante da vida e inimigo da morte, abençoe sempre a vida e a missão deste missionário salesiano que doou-se inteiramente a evangelização e promoção do povo Bororo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀