Durante os dias 23 a 25 de fevereiro o Instituto Teológico Pio XI realiza o tradicional Simpósio Teológico no início do ano acadêmico. Este ano o encontro se debruça sobre o tema da CRIAÇÃO, em sintonia com o tema da CF.
Hoje, dois teólogos, apresentaram a temática desde o ponto de vista bíblico, a partir da tradição sapiencial e do texto de Romanos 8,19. Ambas reflexões foram provocativas e de alto nível. Podemos resumir dizendo que: A criação geme e somos chamados a colaborar com Deus neste parto – O NOVO – porque Deus é o libertador.
Diante da reflexão padre Mendonça fez um gancho com a temática do livro A VIVÊNCIA DO PRAZER NA VIDA CONSAGRADA e acrescentou que nós, homens e mulheres consagrados, somos colaboradores de Deus na re-significação do prazer de ser castos. A vida religiosa consagrada geme as dores do parto, para renascer a cada instante diante dos desafios de uma cultura liquida do consumo e do decartável. Numa compreensão da sexualidade vista desde o sexual-erótico nos cabe a tarefa de ser testemunhas da integralidade do projeto humano na contracultura do consumo e do hedonismo. Esta libertação grita com dores de parto e não de um aborto. Deus nos chama hoje a ser testemunhas da vida NOVA. O livro foi escrito dentro destea perspectiva.
Amanhã padre Mendonça dará autógrafos durante o Simpósio.