EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Pe. Chicão: Entrevista com o S. Lázaro – Ratisbonne/Jerusalém

O Instituto Teológico Salesiano São Pedro e São Paulo de Ratisbonne em Jerusalém foi ereto canonicamente no dia 01 de abril de 2004. É uma comunidade internacional composta por salesianos estudantes de várias nações e inspetorias. Atualmente, são 16 nações. A língua oficial é o inglês, mas no “corredor” fala-se italiano, francês, português, espanhol, árabe…

Desde setembro de 2007, o Lázaro encontra-se na comunidade. A adaptação está sendo muito boa. A língua inglesa é o grande desafio, mas ele não perde a coragem e o entusiasmo que lhe são típicos. Nas palavras do diretor, Pe. Francis Preston, o Lázaro foi “um grande presente” para a comunidade. Pude, pessoalmente, comprovar este testemunho.

Desde segunda-feira passada, 17 do corrente, estou em Ratisbonne a pedido do P. Inspetor. Já estou de malas prontas para regressar a Roma para o início do CG26. Nestes dias em que estive aqui convivendo com a comunidade, tive a oportunidade de visitar vários lugares da Terra Santa. Com um grupo de salesianos que vieram para o Capítulo fomos até a Galiléia, acompanhados pelo diretor da comunidade.

Aproveito a ocasião para fazer uma breve entrevista com o Lázaro a respeito da sua experiência e, assim partilhá-la com os demais irmãos.

Pe. Chicão – Lázaro, como foi a sua preparação antes de vir para Ratisbonne?

Lázaro – Antes de viajar estive três meses no Centro Inspetorial, em Manaus, frequentando um curso intensivo de inglês. Depois fui para a Irlanda, em Limerick, onde continuei o estudo da língua inglesa durante os meses de julho e agosto. Terminada a experiência na Irlanda, vim para a Terra Santa.

Pe. Chicão – Qual foi a sua primeira impressão ao chegar em Israel?

Lázaro – A primeira impressão que tive foi a forte sentido religioso que a gente respira nesta parte do mundo: judeus, mulçumanos, cristãos católicos e ortodoxos dentre tantos outros.
Já na comunidade percebi o grande sentido de acolhida. Ao chegar deparei-me logo com o Diretor, que recebeu-me com um caloroso abraço. A mesma acolhida senti por parte dos demais irmãos da comunidade. Sinto-me em casa!

Pe. Chicão – O que você tem a dizer sobre a equipe formadora?

Lázaro – Posso dizer que todos os membros da equipe são capacitados na própria área de estudo, além da grande experiência na vida salesiana. Cada professor procura ajudar os alunos nas dificuldades que vão surgindo. Eles demonstram uma grande preocupação com a aprendizagem, sobretudo porque para muitos de nós o inglês é uma nova aventura. Mesmo para aqueles que falam bem este idioma, o estudo propriamente dito da teologia exige um novo modo de pensar e de expressar as idéias.

Pe. Chicão – E a respeito da sua ação pastoral, o que você tem a partilhar com a gente?

Lázaro – O meu apostolado consiste em acompanhar um grupo de filipinos na liturgia (canto e animação). Isso acontece todos os domingos pela manhã, numa comunidade orientada pelas Irmãs de Nossa Senhora do Rosário.

Pe. Chicão – Partilhe algumas alegrias…

Lázaro – Acredito que uma das maiores alegrias é ter uma comunidade que reza, que partilha e que sabe criar espaços para a colaboração. Outro motivo de grande alegria é poder visitar aqueles lugares que estão ligados com a pessoa e a missão de Jesus.

Pe. Chicão – Você poderia enviar uma mensagem para aqueles que como você estão na formação inicial?

Lázaro – Creio que é necessário que conheçamos cada vez mais a vida de Dom Bosco e a pessoa de Jesus Cristo. Quero aproveitar também para dizer que conto com a oração de cada um e que vocês podem ter a certeza que estarei rezando por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀