Centenas de fiéis acompanharam o Círio dos Bombeiros, na manhã de ontem, pelas ruas de Belém. A imagem peregrina saiu da Praça Santuário por volta das 8h e seguiu pelas ruas dos bairros de Nazaré, Umarizal, Telégrafo e Sacramenta, até o Comando Geral da corporação, na Avenida Pedro Álvares Cabral.
Este é o quinto ano da romaria, que contou pela primeira vez com a presença do arcebispo Dom Orani Tempesta e o Pe. Alberto Bresciani. Ao longo do percurso, os moradores aproveitaram para homenagear a padroeira dos paraenses com queima de fogos e balões. ‘Estou muito feliz e ao mesmo tempo emocionada de saber que a imagem de Nossa Senhora passou na frente da minha casa. Aproveitei para pedir que ela abençoe a minha morada’, contou Cileide Cruz, que enfeitou sua residência com flores e montou um altar com uma imagem da Santa.
O aposentado Luiz Carlos Teixeira, morador da avenida Pedro Álvares Cabral, aproveitou a romaria para renovar seus votos de fé. ‘Como já não posso participar do Círio devido a idade e a problemas de saúde, aproveito esse momento para saudá-la da porta de casa e dizer o quando acredito em seus milagres’, disse.
O coordenador do Círio dos Bombeiros, major e diácono Emanuel Duarte, ressaltou a participação cada vez maior da população. ‘A cada ano os moradores das ruas por onde passamos estão participando mais, enfeitando as casas, principalmente’.
O diácono informou que a idéia de fazer um Círio exclusivo para corporação surgiu há cinco anos. ‘É difícil participarmos da procissão porque quase toda a corporação trabalha nessa ocasião, então é uma oportunidade de também homenagearmos a Virgem de Nazaré’, explicou. A romaria é também uma oportunidade para que moradores de bairros como Telégrafo e Sacramenta possam ver a imagem peregrina, já que a procissão tradicional não passa por esses locais. Para o sacerdote, Pe. Alberto, Nossa Senhora é tudo e um pouco mais para o povo de Deus, ressalta o sacerdote que acompanhou, com muita animação, a procissão do carro da berlinda.