No dia 06 de outubro, os alunos do Colégio e da Faculdade Salesiana Dom Bosco estiveram participando de uma passeata contra a legalização do aborto no centro da cidade de Manaus. O evento reuniu 60 instituições locais que apóiam o Movimento Nacional Brasil sem Aborto. De acordo com o Pe. Bira: a passeata teve como objetivo despertar a consciência para o significado do aborto. A sociedade tem que promover a vida, ao invés de dizer não a ela quando se legaliza o aborto ou quando se realizam outras ações contra a mesma.
Pode-se dizer que desde o início deste ano, os alunos e educadores do Colégio e da Faculdade estão refletindo sobre o valor da vida a partir da Estréia do Reitor-mor. Além disso, a questão vida está sendo objeto de reflexão em todos os encontros e eventos realizados na obra como: os encontros de formação com os alunos, os encontros de formação com professores e funcionários, os Jobs e Jobinhos, a IV Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana, etc. Vale destacar que, a equipe pedagógica do Colégio Dom Bosco está estudando, quinzenalmente, algumas questões de bioética com o Pe. Diretor. Tais reflexões permitem o aprendizado para se poder lutar, com mais vigor, em favor da vida.
O Colégio e a Faculdade Salesiana Dom Bosco apóiam o Comitê Amazonense Brasil sem Aborto que, no dia 03 de outubro, foi ao plenário da Câmara Municipal de Manaus para falar do tema aos parlamentares. Pe. Bira integra o Comitê como representante da Arquidiocese de Manaus e da Rede Salesiana de Escolas.