EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Paróquia São José Operário – Aleixo

Manaus/AM – A paróquia São José Operário – Aleixo – está comprometida com o novo jeito de fazer a catequese inspirada na iniciação cristã. Para tornar mais serena e consciente tal passagem de método, focado nos sacramentos para a iniciação, organizamos uma Assembléia catequética nos dias 20 e 21 de novembro com o propósito de refletir à luz dos ensinamentos da Igreja a gradualidade do processo iniciático. Contamos com a presença de 71 catequistas, 7 coordenadores de comunidades, 6 coordenadores comunitários de liturgia e batismo. O padre Antônio Lelo, escritor e assessor nacional deste processo catequético esteve conosco e muito nos ajudou na reflexão.

Para todos nós, ficou claro que a iniciação cristã é uma metodologia que visa iniciar na vida cristã os adultos batizados e não suficientemente evangelizados; educar na fé adultos batizados num processo que os leve a completar sua iniciação cristã; iniciar os não-batizados. Trata-se, pois de recuperar valores perdidos numa prática catequética que, ao preparar unicamente para receber sacramentos, não educa na fé.

A Assembléia foi rica de fraternidade, participação e conteúdo. Tornou-se mais clara nossa meta para 2011, ou seja, realizar com os catequistas a metodologia de iniciação para que eles se capacitem para fazer com os catecúmenos e catequizandos o processo de iniciação. A partir desta primeira fase os catequistas organizarão na paróquia a ação catequética. Em seguida, as pastorais, ministros e movimentos, também passarão pelo mesmo processo. Nosso objetivo é criar uma comunidade paroquial que viva o discipulado e a missão, à luz da identidade cristã.
No final da Assembléia padre Lelo nos fez 5 perguntas para continuar o processo de reflexão:

Como trabalhar com as famílias na catequese?
Quais as novidades percebidas no método catecumenal?
Como tornar a catequese mais orante e vivencial?
O que é o querigma e como promover uma catequese querigmática?
Como formar catequistas neste método?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀