Manaus/AM – A paróquia São José Operário – Aleixo – está comprometida com o novo jeito de fazer a catequese inspirada na iniciação cristã. Para tornar mais serena e consciente tal passagem de método, focado nos sacramentos para a iniciação, organizamos uma Assembléia catequética nos dias 20 e 21 de novembro com o propósito de refletir à luz dos ensinamentos da Igreja a gradualidade do processo iniciático. Contamos com a presença de 71 catequistas, 7 coordenadores de comunidades, 6 coordenadores comunitários de liturgia e batismo. O padre Antônio Lelo, escritor e assessor nacional deste processo catequético esteve conosco e muito nos ajudou na reflexão.
Para todos nós, ficou claro que a iniciação cristã é uma metodologia que visa iniciar na vida cristã os adultos batizados e não suficientemente evangelizados; educar na fé adultos batizados num processo que os leve a completar sua iniciação cristã; iniciar os não-batizados. Trata-se, pois de recuperar valores perdidos numa prática catequética que, ao preparar unicamente para receber sacramentos, não educa na fé.
A Assembléia foi rica de fraternidade, participação e conteúdo. Tornou-se mais clara nossa meta para 2011, ou seja, realizar com os catequistas a metodologia de iniciação para que eles se capacitem para fazer com os catecúmenos e catequizandos o processo de iniciação. A partir desta primeira fase os catequistas organizarão na paróquia a ação catequética. Em seguida, as pastorais, ministros e movimentos, também passarão pelo mesmo processo. Nosso objetivo é criar uma comunidade paroquial que viva o discipulado e a missão, à luz da identidade cristã.
No final da Assembléia padre Lelo nos fez 5 perguntas para continuar o processo de reflexão:
Como trabalhar com as famílias na catequese?
Quais as novidades percebidas no método catecumenal?
Como tornar a catequese mais orante e vivencial?
O que é o querigma e como promover uma catequese querigmática?
Como formar catequistas neste método?