EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Paróquia e Família Salesiana promove oratório Salesiano

Manicoré/AM – Após vários anos sem nenhum Oratório Salesiano nas Comunidades em Manicoré-Am, neste ano 2009, a Paróquia Nossa Senhora das Dores assumiu a promoção dessa atividade pastoral e educativa como uma das estratégias prioritárias de aproximação da Juventude à Igreja nas comunidades. Com isso já surgiram dois Oratórios Salesianos e um terceiro está em processo de organização.

A ousada meta proposta pelo pároco é atingir todas as comunidades da área urbana da paróquia que são ao todo nove. Essa iniciativa está acontecendo em dois bairros muito carentes e trazem consigo um grande diferencial: são animadas por jovens voluntários engajados e pelos grupos da Família Salesiana presentes em Manicoré (FMA, ADMA, SDB e sobretudo pelos ex-alunos e ex-alunas).

Depois de várias reuniões formativas e elaboração de um plano de ação o pároco, Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira), definiu duas áreas prioritárias a serem beneficiadas com diversas iniciativas sócio-educativas: Andaraí e São Sebastião. No bairro Andaraí surgiu assim uma nova comunidade católica com sua capela, liderança, pastoral da criança e o Oratório aos finais de semana.

Para o senhor João Hipy, ex-aspirante salesiano do final dos anos setenta em Manaus, “trata-se de uma iniciativa salesiana muito significativa para nós ex-alunos, pois esse engajamento social é uma oportunidade que se tem de contribuir com a Igreja como resposta aos benefícios recebidos quando éramos alunos”. O professor Admilson Ribeiro ex-aspirante dos anos noventa, “disse que a iniciativa vai ao encontro das crianças, adolescentes e jovens em situação mais delicada, uma vez que seus contextos de vida são marcados pela pobreza e falta de assistência pelo governo municipal; por isso andam pelos caminhos da drogadição e da violência”.

Para a irmã Denise Cardoso, FMA, a fundação de Oratórios nas comunidades “é uma iniciativa que nos convida a renovarmos o nosso compromisso de atuar pastoralmente como Família Salesiana. Oxalá essa experiência possa se fortificar e assim sermos mais irmãos e irmãs trabalhando juntos pelo bem da Juventude em nosso território”. Também as senhoras da ADMA (Associação de Maria Auxiliadora) têm dado sua contribuição através da doação de merendas, presença e outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀