EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Paróquia Nossa Senhora das Dores celebra Crisma

Celebração

No dia 28 de outubro de 2012, durante a celebração da Santa Missa dominical, na Igreja Nossa Senhora das Dores em Manicoré, Dom Francisco Merkel, bispo da diocese de Humaitá, ungiu 73 jovens provenientes das comunidades da zona urbana da paróquia.

Durante três anos, o Pe. Antônio de Assis Ribeiro, pároco, juntamente com os catequistas fizeram um exigente processo de iniciação cristã através de uma dinâmica de formação catequese baseada na vida do discípulo missionário de Jesus. Mas nem todos fizeram três anos, disse o padre Bira que o mais importante não é o tempo cronológico, mas o amadurecimento espiritual e sinais de compromisso com a Igreja.

O processo e o acompanhamento deste trabalho foi árduo, através de retiros mensais, encontros de catequese, reflexão pessoal e partilhada da Palavra de Deus, etc. Tudo isso muito ajudou a fazerem uma experiência extraordinária de amadurecimento humano e espiritual da própria fé.

Isso exigiu que cada jovem estivesse engajado na própria comunidade e nas pastorais para testemunhar e praticar a sua fé. Pois a fé sem obras, ela está morta (cf. Tg 2, 17).

A crisma foi precedida pelo escrutínio de admissão a esse sacramento que por sua vez cada crismando teve que pedir por escrito contando o próprio caminho espiritual e também manifestando o onde gostaria se que engajar definitivamente. O pároco apresentou-lhe algumas opções pastorais como: Catequese, Liturgia, animação dos Oratórios, PASCOM e promoção dos Círculos Bíblicos juvenis. Muitos desses jovens já atuam dessas pastorais como auxiliares.

Foi bonito ver eles mesmos fazerem o pedido para receber o Sacramento da Crisma; assim percebemos que ouve uma consciência de evangelização com esses jovens e demonstram esse interesse de continuar essa formação atuando nos trabalhos de pastoral.

Outro evento muito importante foram os encontros individuais com pároco nos retiros, nas confissões, no comentário das cartas, no momento da vigília… Também os pais e padrinhos passaram por um processo formativo para que dessem mais importância ao acompanhamento desses jovens e assim não afastarem da Igreja e do próprio compromisso assumido.

Na missa da crisma o bispo deu-lhes alguns conselhos: o afastamento das más companhias; a leitura da Palavra de Deus; a vida de Oração; a experiência de engajamento na própria comunidade; o compromisso de uma vida honesta… Foram palavras de recomendação de Dom Francisco durante a homilia. Com certeza esse trabalho contribuirá para o crescimento e fortalecimento da caminhada de renovação da igreja em Manicoré. Apostamos na força dos jovens que são capazes de evangelizar outros jovens, sendo autênticos e verdadeiros missionários.

Rogério Marinho – SDB

2 comentários em “Paróquia Nossa Senhora das Dores celebra Crisma”

    1. Maria, o Pe. Tiago Corrado esteve em Manaus nos últimos anos compondo a comunidade salesiana do Pró-Menor Dom Bosco. Este ano foi enviado para colaborar na comunidade salesiana de Ananindeua, no Pará. Busque em nossa menu a opção Casas na Amazônia, e você poderá encontrar o contato da sua atual comunidade. Viva Dom Bosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀