EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

PARCERIA ENTRE A FSDB E A ARQUIDIOCESE REALIZA DEBATE SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A FAMÍLIA E A INFÂNCIA

Por COMSOC/ISMA –

A faculdade Salesiana Dom Bosco, através da coordenação de pós-graduação, e a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Manaus realizaram nos dias 26 e 27 de agosto o ‘V Fórum de Família’ e o ‘VI Seminário da Família’, que reuniram cerca de quinhentas pessoas sob o tema “A Violência contra a família e a infância: Amoris Laetitia e Misericordiae Vultus em favor da ética da vida e da cultura da Paz”.

Discutido em nível científico e pastoral a violência contra a família e a infância, teve como enfoque a prevenção, a intervenção e a colaboração articulada na rede de atenção e cuidado, tanto em nível público quando privado e comunitário.

O Dr. Pe Luís Laudato da Faculdade Salesiana Dom Bosco foi bem direto em sua palestra, enquanto apresentava suas colocações sobre “AmorisLaetitia e Misericordiae Vultus: uma resposta contra a violência” colocou o público presente para refletir sobre os pontos de vista para a construção de um lar, sobre os recursos materiais e espirituais, e os questionou sobre quais seriam os maiores desafios para conjugar e harmonizar as emoções, sentimentos, afetos e escolhas para refletir em diálogo singelo e transparente, deixando claro que quando duas pessoas resolvem se tornar um casal, eles formaram uma família que automaticamente se tornou um lar.

Colocado que a sociedade ainda vive em um mundo paternalista e machista, a Dra Lidiany de Lima da Universidade Federal do Amazonas questionou sobre o porquê da violência contra famílias em especial crianças e jovens continuar crescendo. “Se a família é a base de tudo, que estrutura é essa onde a violência está presente, não apenas a violência física, mas principalmente a moral” disse referindo-se a um tipo de violência muito comum que é a dos maus tratos através das palavras.

Para fechar o primeiro dia, o casal Carlos e Altimira, representantes dos grupos de casais da Arquidiocese trataram sobre o matrimônio, sobre a forma de mudar o olhar para o próximo, e sobre a vocação e a missão que cada um tem dentro de sua família.

A amanhã de sábado (27) foi dedicada ao debate sobre a violência contra crianças e adolescentes, e os desafios que vem de longe, e o que vem sendo feito para enfrentar essa violência em Manaus. A chefe de divisão Média Complexidade do CREAS abordou sobre as medidas proteção que são destinadas às crianças e adolescentes que se encontrem em situação de violação de seus direitos. E a Dra Consuelena Leitão, da Tecendo Redes e Grupo Azul Lilás que explicou como essas crianças e adolescentes são atendidas nos períodos de até 72horas e após 72horas através de uma Rede de Proteção desse grupo.

O retrato da situação da violência contra crianças e adolescentes coloca o Amazonas na segunda pior taxa de violência doméstica, e foi apresentando este quadro que Amanda Ferreira do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente começou sua palestra sobre o papel do conselheiro tutelar.

Na ultima mesa redonda sobre o que vem sendo feito para enfrentar a violência contra crianças e adolescentes em Manaus, o evento contou com a participação da Dra Juliana Tuma, delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção à Crianças e ao Adolescente; da Dra Zélia Campos do Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, e do Deputado Estadual Luiz Castro que preside a Frente Parlamentar de Entretenimento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que apresentaram os meios de comunicação usados como canais de denuncias, apresentações de leis, dicas de proteção a essas possíveis vítimas, assim como apresentaram cases de estudos de eventos acontecidos em Manaus.

Após o almoço oferecido aos presentes, a parte da tarde foi dedicada a oficinas com temas gerais de casal e família, que abrangeu temas como sexualidade, idosos, comunicação, drogas, valores éticos e cristãos, homossexualidade, infidelidade e o matrimônio.

Dentre os presentes citamos ainda o provincial da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, Pe Francisco Alves de Lima, o bispo auxiliar Dom José Albuquerque, a diretora executiva da Faculdade Salesiana Dom Bosco Profa Meire Botelho, o diretor de Pastoral da Faculdade Salesiana Dom Bosco Pe Raimundo Marcelo, Pe Orlando Gonçalves mediador da primeira mesa, Pe Hudson de Souza mediador da segunda mesa e o Dr Afrânio Soares Filho professor da UFAM e coordenador do Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar no Regional Norte1.

IMG_7583 (Custom) IMG_7600 (Custom) IMG_7604 (Custom) IMG_7607 (Custom) IMG_7613 (Custom) IMG_7616 (Custom) IMG_7621 (Custom) IMG_7628 (Custom) IMG_7634 (Custom) IMG_7642 (Custom) IMG_7649 (Custom) IMG_7652 (Custom) IMG_7670 (Custom) IMG_7672 (Custom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀