EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

[Parabólica] Jabulani!

Manaus/AM – Jabulani é o nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2010. Isso todos nós já sabiamos, assim como qualquer pessoa que assista ao menos a metade de um telejornal ou leia algumas páginas dos veículos de comunicação impressos, já deveria saber o que “vuvuzelas” e quem são os “Bafana Bafana”.

O nome da bola significa “Celebrar”, em Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. Onze, por sinal, são os gomos que formam a bola, assim como são onze as etinias presentes no País, como os onze jogadores de uma seleção. Todos os onze jogadores formam o time, se retiramos um jogador, o time fica prejudicado. Se retirarmos um gomo, a bola fica deformada. Não seria mais possível celebrar (Jabulani!) a festa do futebol.

Não quero fazer propaganda da bola (caríssima, por sinal), mas ela tem muito a dizer para nós. Ela foi projetada para ser “a mais redonda de todas as bolas”, por que o campo oferece oportunidade para todos. “A bola é redonda”, nos falava Parreira, na ultima Copa, para nos dizer que todos os países tinham oportunidade de ganhar o campeonato, bastava que soubessem utilizar bem esta “funcionalidade” da bola redonda.

A bola nos convida a celebrar (Jabulani!), a fazer da vida um amistoso, onde pessoas, ou países inteiros não sejam mais descriminados por sua raça, por sua cor, por sua condição social.

Esta bola nos lembra de nossas celebrações, pois quando fazemos “jabulani”, ninguém pode ficar de fora da nossa mesa que, mesmo quadrada, tem lugar para todos. O nosso jabulani deve fazer de nós “Bafana Bafana”, meninos que se encantem pela vida e levem o sonho de Deus de um mundo festa, de confraternização a todos, nem que para tanto precisemmos ser impertinentes, como as “vuvuzelas”, que incomodam quem ainda não se acostumou com a voz dos que até então não podiam falar, e reclamam que esse povo que antes sabia apanhar, hoje ficou “metido”, e, agora só quer saber é de celebrar!

_________

Leia mais artigos e notícias no site "Parabólica":
http://parabolica2010.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀