EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Papa pede perdão pelos abusos sexuais de padres e religiosos

Abusos sexuais devem ser condenados de modo inequívoco, afirma Bento XVI
sábado: 19 de julho de 2008

Na missa que celebrou na catedral de Sydney, na manhã deste sábado, 19, o papa Bento XVI condenou os abusos sexuais cometidos por padres e religiosos na Austrália contra crianças e adolescentes. “Desejo abrir aqui um parêntesis para confessar a vergonha que todos sentimos depois dos abusos sexuais sobre menores cometidos por alguns sacerdotes e religiosos desta nação”, disse.

“Estes agravos, que constituem tão grave traição da confiança, devem ser condenados de modo inequívoco. Causaram grande sofrimento e prejudicaram o testemunho da Igreja”, afirmou. Segundo o papa, os responsáveis por tais males “devem ser levados diante da justiça”, enquanto as vítimas devem receber “compaixão e tratamento”.

Durante a missa, Bento XVI consagrou o altar da catedral e chamou a atenção também para a tentação de colocar Deus à parte. “Muitas vezes encontramo-nos imersos num mundo que deseja pôr Deus à parte. Em nome da liberdade e autonomia humanas, o nome de Deus é passado em silêncio, a religião fica reduzida à devoção pessoal e a fé é banida da praça pública”, acentuou.

Vigília

À tarde, o papa se dirigiu ao Hipódromo de Randwick, onde teve início a Vigília de Oração, ponto alto da XXIII Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Sydney desde o dia 15.

”Nesta noite, rezo por vocês e pelos jovens de todos os cantos do mundo. Deixem-se inspirar pelo exemplo dos seus santos padroeiros. Acolham em seus corações e em suas mentes os sete dons do Espírito Santo. Reconheçam e acreditem na força do Espírito Santo em suas vidas”, disse Bento XVI, saudando os milhares de jovens que ficarão em vigília toda a noite até às 10h (horário local) de amanhã, quando o papa celebrará a missa de encerramento do evento.

“Queridos jovens, o Espírito Santo realiza a maravilhosa comunhão dos fiéis em Cristo. Por sua natureza de doador de graças e dons, agora Ele atua por meio de vocês; façam com que o amor unificante seja a sua medida, o seu desafio, a sua missão. Os dons do Espírito imprimem a direção e a definição do nosso testemunho”, exortou.

Ao final de seu discurso, o papa saudou os jovens em várias línguas. Aos de língua portuguesa ele conclamou a receberem o Espírito Santo para serem Igreja. “Meus queridos amigos, recebei o Espírito Santo, para serdes Igreja! Igreja quer dizer todos nós unidos como um corpo que recebe o seu influxo vital de Jesus ressuscitado. Este dom é maior que os nossos corações, porque brota das entranhas da Santíssima Trindade. Fruto e condição: sentir-se parte uns dos outros, viver em comunhão. Para isso, jovens caríssimos, acolhei dentro de vós a força de vida que há em Jesus. Deixai-O entrar no vosso coração. Deixai-vos plasmar pelo Espírito Santo”.

O assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Azevedo, falou do clima de emoção que marcou a espera do papa para a Vigília. “Que coisa maravilhosa! Milhares de jovens acampados numa noite de muito frio, esperando o papa para a Vigília. Depois ficarão acampados à noite toda até a missa de encerramento da jornada. É linda essa galera jovem!”, classificou.

A Vigília prossegue toda a noite com a Adoração do Santíssimo Sacramento, alternada com orações, cantos e momentos de reflexão. No Brasil, em algumas dioceses, os jovens também farão vigília na noite de hoje, entrando em comunhão com os jovens que estão em Sydney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀