O papa Bento XVI aceitou o pedido de renúncia do bispo diocesano de São Luiz de Cáceres, no Estado do Mato Grosso, dom José Vieira de Lima, TOR, em conformidade com o Cânon 401, parágrafo 1º, do Código de Direito Canônico, que determina a idade de 75 anos para o bispo tornar-se emérito. Para substituí-lo, Bento XVI nomeou o salesiano, padre Antônio Emídio Vilar, como novo bispo da diocese matogrossense. O anúncio foi feito no dia 23 de julho.
Padre Antônio, 50, atualmente é pároco da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e diretor do Instituto Dom Bosco, em São Paulo. Mineiro de Guardinha, distrito do município de São Sebastião do Paraíso, o novo bispo residiu até os 11 anos em Batatais (SP). Fez o aspirantado em Pindamonhangaba e Lavrinhas. Cursou filosofia em Lorena e teologia em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana.
Como presbítero, foi coordenador de estudos do aspirantado, em Pindamonhangaba, de filosofia em Lorena . Foi, também, diretor do Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, e mestre de noviços em São Carlos.