EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Papa nomeia novo Arcebispo para Manaus

CNBB- O papa Bento XVI aceitou a renuncia, por motivo de idade – 75 anos, do arcebispo de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira, e nomeou em seu lugar o bispo prelado de Tefé (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani.

Dom Sérgio Castriani, novo arcebispo de Manaus

Dom Luiz Soares Vieira, entre outras atividades, foi bispo de Macapá (AP), vice-presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará), presidente e vice do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima), delegado na Conferência de Santo Domingo e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011. Seu lema episcopal era: “Servir não ser servido”.

Dom Sérgio Castriani nasceu em 1954, em Regente Feijó (SP). Sua ordenação presbiteral foi em 1978, em São Paulo e ordenado bispo prelado de Tefé, em 1998. Dom Castriani estudou Filosofia na faculdade Nossa Senhora Medianeira (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista.

Dom Sérgio atuou como secretário do Regional Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial por dois mandatos (2003 a 2011). Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”.

[toggle title=”SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO ARCEBISPO DE MANAUS”]

A Nunciatura Apostólica comunicou, na manhã desta quarta-feira, 12 de dezembro, que o Santo Padre, o papa Bento XVI aceitou a renúncia de dom Luis Soares Vieira e nomeou como novo arcebispo de Manaus (AM), dom Sergio Eduardo Castriani, transferindo-o da Prelazia de Tefé (AM).

Dom Castriani é um dedicado pastor da Amazônia com vasta caminhada junto ao povo daquela região do Brasil. Paulista do interior, formado na Congregação do Espírito Santo foi conselheiro geral do Instituto e como padre dedicou-se, com destaque, como assessor da Pastoral da Juventude. Nomeado bispo por João Paulo II em 1998 para a Prelazia de Tefé. No último quadriênio da coordenação da CNBB, dom Castriani foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária.
Desejamos feliz continuidade do trabalho deste nosso Irmão, agora no pastoreio da arquidiocese de Manaus. Rezamos pela eficácia de sua ação evangelizadora e nos unimos, na alegria, com as comunidades da Arquidiocese na acolhida do novo arcebispo.
Em nome do nosso episcopado, agradecemos a dom Luis Soares, que também foi vice-presidente da CNBB, pelo trabalho e pela dedicação ao povo amazonense e manifestamos os votos de muita saúde e paz nesse tempo novo de sua vida como bispo emérito.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB

[/toggle]

3 comentários em “Papa nomeia novo Arcebispo para Manaus”

  1. cristina guerreiro dias

    DOM SERGIO QUE BOM, ATE QUE ENFIM EU TE ENCONTREI. O SR ESTEVE EM MINHA CASA NO RINCÃO DE JULHO PARAGUAY, O SR. FOI ORNADO PADRE E EM SEGUIDA SAIU EM MISSAO, EU NUNCA MAIS TE ESQUECI, SEMPRE TE PROCURAVA PARA SABER DO SR.SEMPRE ESTAMOS RECORDANDO DO DIA QUE CHEGARAM EM CASA TRES MISSIONÁRIO DOIS SENHORES E UM JOVEM, POREM ANOITRECEU E O NAO SABIAMOS SE O PADRE CHEGARIA A TEMPO PARA CELEBRAR A MISSA E EU PERGUNTEI CADÊ O PADRE ? EO SR. ME RESPONDEU CALMA ELA DAQUI A POUCO CHEGA. BOM EU ME ENTRETI COM OS VISINHOS QUE CHEGAVAM PARA MISSA QUE SERIA CELEBRADA NAQUELA NOITE LA NO RINCON JULIO-PY, QDO EU ENTREU NA SALA DEPAREI COM UM PADRE MUITO JOVEM E FELIZ COM O QUE ELE ESTAVA FAZENDO. EU TE ADIMIRO MUITO. GOSTARIA DE UM DIA PODER TE ENCONTRAR , POIS AQUELE JOVEM PADRE MISSIONARIO NOS DEIXOU MUITAS COISAS BOAS PLANTADA EM NOSSOS CORAÇÕES. DOM SEGIO UM FORTE ABRAÇO.

  2. Marcelo de Oliveira

    Fico muito feliz com a nomeação de Dom Sérgio para Arcebispo de Manaus. Entre 2003 e 2005 quando eu estava na coordenação da PJ em Manaus tive a oportunidade em diversas vezes de estar com Dom Sérgio que na época era o bispo responsavel pela Juventude no Regional Norte 1. Ele sempre demonstrou muita alegria e dinâmica em trabalhar com os jovens. Deus nosso Senhor abençoe o trabalho do novo pastor de Manaus e amigo dos jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀