EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Papa Francisco, carismático, profético e visionário

Roma, IT– Ontem à noite, 31 de julho, o Reitor-Mor, que acaba de retornar do Brasil, quis compartilhar com a comunidade da Casa Geral alguns elementos que o impressionaram ao observar, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, a figura do Papa Francisco e seus processos de renovação da Igreja. Esta reflexão está registrada em uma carta que já foi enviada para todas as Inspetorias Salesianas.

“Não se pode compreender realmente a figura do Papa Francisco sem observar a íntima relação que existe entre seus gestos, atitude e pensamento”, disse no início de sua reflexão, padre Pascual Chávez. “Os gestos são o que vemos: um Papa sempre sorridente, cujo sorriso é espontâneo e generoso, que abraça com grande ternura … atos que encarnam a maternidade da Igreja.”

“As atitudes – prosseguiu o Reitor-Mor – nos oferecem uma chave de leitura, porque nos apresentam um humilde servo da fé. É interessante notar como ele não faz nenhuma referência à sua pessoa. Simbólica, neste caso, foi a maneira como ele respondeu à presidente do Brasil: ’Eu não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o que de mais valioso foi dado a mim: Jesus Cristo!’”.

Depois de ter apresentado também outras características típicas, como a espontaneidade e a atenção concreta com os pobres e os desafortunados, padre Chávez também falou sobre o pensamento do Pontífice. Em particular, ele ressaltou a solidariedade que o Papa expressou aos jovens que se manifestaram recentemente no Brasil por uma sociedade mais justa, e a crítica ao modelo ocidental, que condena a uma “eutanásia cultural” os idosos e a uma “marginalização” os jovens, que são privados da oportunidade de produzir a “renovação da sociedade”. Em seu encontro com os jovens, o Papa soube restaurar o entusiasmo e a esperança: “Ele os convidou a arriscar suas vidas por causas que realmente valem a pena, o Evangelho, Jesus”.

O Reitor-Mor também destacou as referências à “humildade social” feitas pelo Papa durante seu encontro com os líderes da política e da cultura, enfatizando a importância deste comportamento, principalmente em um contexto como o do Brasil, caracterizado por dois extremos: a “indiferença egoísta” e os “violentos protestos”.

Padre Chávez ficou particularmente impressionado pelo discurso proferido aos bispos do Brasil, em que o Papa recordou que “o mistério entra através do coração e não pode ser reduzido a uma explicação racional …” e que, sobre a questão do afastamento dos fiéis, “não se pode simplesmente açoitar o relativismo, a indiferença, o agnosticismo, quando há uma responsabilidade dentro da Igreja.”

Outras características específicas do Papa Francisco que ficaram evidentes no Rio de Janeiro e que merecem ser aprofundadas são: a abertura para os diversos atores sociais para trabalhar em conjunto nos valores comuns, o afastamento de uma visão piramidal das estruturas de governo da Igreja em direção a um modelo “multifacetado”, e a unidade no respeito à diversidade: “Eu digo isso porque ou se entra em profundidade na figura do Papa, ou tudo se resume a histórias …

Não há dúvidas de que ele tem a sua própria agenda e a está cumprindo”, concluiu padre Chávez.

O Reitor-Mor dos Salesianos também convidou a todos os salesianos que leiam e reflitam sobre os documentos e as intervenções do Papa, inclusive no que se refere ao próximo Capítulo Geral.

Leia o texto na íntegra em italiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀