EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

PADRE ZEMAN DECLARADO MÁRTIR E DOM ORTIZ ARRIETA DECLARADO VENERÁVEL

Por ANS – Cidade do Vaticano

No dia 27 de fevereiro, durante a audiência concedida ao Cardeal Angelo Amato(SDB) Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o Santo Padre Francisco autorizou a mesma Congregação a promulgar os Decretos relativos ao martírio do Servo de Deus Tito Zeman (1915-1969), Salesiano sacerdote, e as virtudes heroicas do Servo de Deus Otávio Ortiz Arrieta, Salesiano, Bispo de Chachapoyas (1878-1958).

O processo de beatificação e canonização de Tito Zeman pôde ser iniciado somente em 2007, quando se deram os primeiros atos preliminares. O processo diocesano foi realizado na arquidiocese de Bratislava de 26 de fevereiro de 2010 a 7 de dezembro de 2012. A convalidação jurídica do Processo Diocesano foi dada pela Congregação das Causas dos Santos com decreto de 28 de junho de 2013.

Preparada a Positio, discutiu-se, segundo o procedimento normal, se a morte do Servo de Deus fora verdadeiro martírio. Com resultado positivo, foi realizado em 7 de abril de 2016 o Congresso Peculiar dos Consultores Teólogos. Os padres Cardeais e Bispos, na Sessão Ordinária de 21 de fevereiro de 2017, ouvida o relatório do Ponente da Causa, Card. Carlo Caffarra, reconheceram que o Servo de Deus foi morto pela sua fidelidade a Cristo.

O Processo diocesano relativo à Dom Otávio Ortiz Arrieta foi realizado na Diocese de Chachapoyas de julho de 1992 a 22 de dezembro de 2001, cuja validade foi reconhecida pela Congregação das Causas dos Santos com decreto de 3 de outubro de 2003. Preparada a Positio, discutiu-se, segundo o procedimento habitual, se o Servo de Deus exercera as virtudes em grau heroico. Com resultado positivo, houve em 19 de fevereiro de 2015 o Congresso Peculiar dos Consultores Teólogos. Os Cardeais e Bispos, na Sessão Ordinária de amanhã (7), reconhecerão que o Servo de Deus exerceu em grau heroico as virtudes teologais, cardeais e correlatas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀