EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

PADRE SALESIANO INDÍGENA PARTICIPA DA REUNIÃO DO CONSELHO PRÉ-SINODAL PAN-AMAZÔNICO EM ROMA

Por P. Justino Sarmento Rezende (sdb) – Tuyuka – Inspetoria São Domingos Sávio –

Indígena Tuyuka, natural de Pari-Cachoeira, distrito do Município de São Gabriel da Cachoeira/AM, Padre Justino Sarmento é uma conhecida figura da Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio. Perspicaz, comunicador por excelência e antenado com os problemas dos povos indígenas, fizeram com que sempre fosse requisitado para diversos serviços de animação e formação em dioceses, paróquias, escolas, ONGs, etc.

Formado em filosofia e teologia, com mestrado em educação, P. Justino é doutorando em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Após um longo período trabalhando na missão salesiana Yanomami de Marauiá/AM, reside agora em Manaus onde presta o serviço de secretário inspetorial e vigário da Paróquia Santuário São José Operário.

Convidado para compor a Comissão Preparatória do Sínodo Pan-Amazônico, previsto para outubro de 2019, e que vai por em reflexão o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”, P. Justino, juntamente com outros especialistas, estão em Roma e nesta breve narrativa, com a espontaneidade que lhe é própria, narra sua participação na reunião e seu emocionante encontro com o Papa Francisco:

“Estava voltando de Taracuá no rio Uaupés, para a sede do município de São Gabriel da Cachoeira/AM, quando no dia 19 de fevereiro recebi uma ligação telefônica. Era para comunicar e argumentar que eu fosse um dos assessores do Sínodo Pan-Amazônico. Entre dúvidas e medos, aceitei o convite.

Depois veio o tempo de escrever sobre os temas. Minha preocupação era grande demais. Começava a escrever, apagava e no limite do tempo concluía. Mais tarefas apareceram, reuniões, releituras de textos.

Depois chegaram as passagens,

Para vir participar da primeira reunião pré-sinodal em Roma. Chegamos e nos esperava mais reuniões, leitura de documento, complementação. Junto com o Secretário do Sínodo, Cardeal Baldisseri e sua equipe, nós, assessores/experts agilizamos os trabalhos, pois o dia 12 estava para chegar, início da reunião.

A equipe dos assessores ficou encarregada de apresentar o trabalho. Organizamos a apresentação: Maurício López faria a apresentação geral. Márcia Maria de Oliveira e eu fomos indicados a complementar!

Dia 12 amanhecendo e estávamos bem ansiosos. Tomamos café, saímos em direção ao lugar da reunião. Saímos mais cedo para chegar antes dos bispos e o Santo Padre Papa Francisco!

No horário previsto os bispos chegam com seus trajes solenes! De repente um dos sacerdotes nos chama: – Venham todos, pois o Papa está chegando!

Quando o Papa Francisco chegou, já estávamos organizados. Ele chegou sempre simpático e cumprimentou um por um. Em seguida fomos à capela para a oração da manhã e o Papa junto!

Nesse momento a Ir. Irene (CNBB) fez uma partilha sobre a Amazônia. Terminada a oração nos dirigimos ao local da reunião para a sessão de abertura.

Após as falas iniciais do Cardeal Baldisseri houve a apresentação bem breve do documento de trabalho por Mauricio López. Márcia fez sua complementação e eu dei alguma mensagem ao Papa Francisco, ao Secretário do Sínodo, aos Conselheiros (bispos e leigos) e aos assessores.

Eu havia escrito um texto, mas acabei não utilizando, pois não conseguiria ler em pouco tempo! Decidi dizer de forma espontânea sobre nossa Amazônia, sobre nós povos da Amazônia e Indígenas. Falei da importância do Sínodo para nossas regiões da Amazônia e vice-versa. Senti-me emocionado e feliz ao mesmo tempo.

O Papa Francisco e os demais ouviam atentamente o que eu lhes dizia. Eu percebi que aquilo que eu disse fora bem acolhido.

Após a conclusão da apresentação do documento, alguns bispos entregaram ao Papa Francisco os livros publicados. Cardeal Baldisseri deu-me parabéns e disse: tire as fotos com o Papa! Era algo que eu esperava e logo fiquei na expectativa.

Chegou a minha vez! Eu pedi a bênção do Papa, mas ele preferiu me abraçar e eu a ele! Depois o Papa Francisco foi ao lanche e continuou conversando com todos!

Em duas sessões do dia, o Papa Francisco esteve participando! Quando o Cardeal Baldisseri o convidava a dizer algo, ele dizia que estava para ouvir!

Esse dia foi assim, cheio de novidades, aprendizagens, estudos e trabalhos!

Eu vejo que a participação das comunidades, dioceses durante o processo de realização do Sínodo vai enriquecer muito à vida da Igreja! Todos os povos da Amazônia estão diante de uma ótima oportunidade para marcar positivamente nossas histórias e história da Igreja!

Eu quero dizer aos meus parentes indígenas que poderemos contribuir bastante nesse Sínodo com nossos conhecimentos de ontem e de hoje! Estou muito esperançoso que surgirão muitas coisas novas e bonitas!

Que Deus nos abençoe, o Espirito Santo nos ilumine e Jesus caminhe conosco!”

30656682_1958505390888786_2793163086979711416_n

30628923_751996545004398_1912008010056620026_n

[wpsr_socialbts]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀