EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

PADRE MÁRIO ZANGARINI HOMEM SIMPLES E APOSTÓLICO

Por Antônio Veiga Neto, sdb

Conheci o padre Mário Zangarini no oratório salesiano quando ainda não tinha sido inaugurado o Centro Juvenil Salesiano de Manicoré, onde funcionava no salão da paróquia Nossa Senhora das Dores, na qual ele era pároco. Eu, menino curioso e já com a vontade de me tornar coroinha, lembro que padre Mário sempre antes das missas, fazia as suas orações pessoais junto com o povo meia hora antes de começar a celebração, e minha avó Raimundinha Passos nos lembrava de pedir a bênção do padre. Ela dizia que o sacerdote imita Cristo e é pessoa de muita oração e trabalho, vovó dizia que aquela benção tanto quanto a de Dom Miguel D’Aversa deveria ser feita com muito respeito. Os ensinamentos catequéticos de vovó ficaram gravados em minha memória pelo semblante do padre Mário, cabelo branco, sorriso aberto e presença leve.

Fui crescendo e acompanhando o seu trabalho na congregação salesiana, sem dúvida, ele foi uma das motivações missionárias para que eu me tornasse salesiano e hoje vim prestar agradecimentos pelo seu legado de homem bom e amigo. Era simples porque não perdia o foco da transcendência, não perdia tempo com coisas materiais e vaidades, ele vivia preocupado com o coração das pessoas. Era apostólico porque tinha coragem de anunciar o evangelho com suas estratégias pastorais: zeloso pela comunicação social e bem próximo dos leigos e comunidades de base. Muitas vezes eu ajudava o padre Bira (Hoje Dom Antônio) a organizar os arquivos da paróquia, enquanto conversávamos sobre muitos materiais produzidos pelo padre Mário, subsídios de formação, pastoral, fotos e etc. Padre Bira repetia muitas vezes: “Ele é muito simples e apostólico, Tonico, seja como ele”.

Doente e já sendo cuidado na casa dos idosos em Manaus, nunca deixou de receber o carinho do povo de Manicoré-AM. Quando eu a via, ardia o coração pela vida que escolhi, pelo projeto que assumi e pelas pessoas na qual somos enviados. Padre Mário vive e está presente toda vez que olharmos para o evangelho, rezar e trabalhar pelos e com os jovens.

mario 01 mario 02 mario 03 mario 04


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀