A Escola Indígena Municipal – Utãpinopona – e a Construção da Identidade Tuyuka.
“Os conteúdos da educação são resultados das construções históricas. A educação tuyuka marca diferenças e fortalece identidades. Os conflitos entre as gerações, gêneros, funções, hierarquia provocam negociações entre diversas ‘identidades’, conhecimentos, saberes, projetos. O processo de marcação das diferenças acompanha todo o ciclo vital: nascimento, educação do menino, menina, do/a jovem, filho da baya, do servo …”
“A Escola Ocidental entrou nas culturas do alto Rio Negro. Hoje, é constitutiva destas culturas. Com a escola entraram outros tipos de relações de poder. A própria escola marca a sua diferença dentro das culturas que não possuíam instituição escolar.”
“As escolas indígenas podem se tornar espaço de reflexão das múltiplas realidades e identidades vivenciadas pelos indígenas no mundo de hoje. A escola tuyuka é um espaço que permite criar e recriar as identidades, permite a negociação de valores e práticas culturais de diferentes povos…”
(Fonte: Considerações finais da Tese de Mestrado do Pe. Justino Sarmento.)