EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Padre Justino Sarmento apresenta Tese de Mestrado para a Comunidade Salesiana do CESAF

A Escola Indígena Municipal – Utãpinopona – e a Construção da Identidade Tuyuka.


“Os conteúdos da educação são resultados das construções históricas. A educação tuyuka marca diferenças e fortalece identidades. Os conflitos entre as gerações, gêneros, funções, hierarquia provocam negociações entre diversas ‘identidades’, conhecimentos, saberes, projetos. O processo de marcação das diferenças acompanha todo o ciclo vital: nascimento, educação do menino, menina, do/a jovem, filho da baya, do servo …”


“A Escola Ocidental entrou nas culturas do alto Rio Negro. Hoje, é constitutiva destas culturas. Com a escola entraram outros tipos de relações de poder. A própria escola marca a sua diferença dentro das culturas que não possuíam instituição escolar.”



“As escolas indígenas podem se tornar espaço de reflexão das múltiplas realidades e identidades vivenciadas pelos indígenas no mundo de hoje. A escola tuyuka é um espaço que permite criar e recriar as identidades, permite a negociação de valores e práticas culturais de diferentes povos…”



(Fonte: Considerações finais da Tese de Mestrado do Pe. Justino Sarmento.)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀