EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Padre José Ronaipe: um pouco de notícias

Nova Inglaterra/USA – As folhas se vão… O outono já chegou, deixando pra trás os tépidos dias de verão, colorindo a paisagem na Nova Inglaterra, criando uma atmosfera de nostalgia e fazendo-nos meditar sobre a beleza e a efemeridade da vida.

Estou cursando quatro matérias neste período, duas na faculdade de teologia e duas na faculdade de educação, a saber: dimensões básicas do aconselhamento pastoral, ministério pastoral com jovens e jovens adultos, teoria dos processos decisórios na gestão do ensino superior e seminário integrado de educação católica.

No entanto, um dos mais interessantes aspectos do aprendizado que tenho vivido ao voltar às carteiras na sala de aula é que as melhores lições de gestão dos processos educacionais residem exatamente no fato de retornar a ser aluno e experienciar as condições que as pessoas vivenciam em seu cotidiano estudantil. Quantas memórias dos recentes anos de trabalho voltam á lembrança ao caminhar para os prédios, ao receber e-mails, ao solicitar uma bolsa, ao observar os elementos que compõem o processo educacional do ponto de vista dos discentes.

Seria interessante se todos nós que ocupamos papéis de liderança nas comunidades educativo-pastorais nos habituássemos a, além de pensar no bem dos destinatários e para isso trabalhar, pudéssemos também modificar nossa percepção, nosso olhar, a partir da perspectiva, da visão, das aspirações e do entendimento que eles vivenciam e almejam.

Neste tempo pude ouvir dos padres maristas a experiência que foi o capítulo geral deles, que aconteceu na nossa casa geral em Roma. Para eles foi marcante a acolhida, o espírito de alegria e de vivência comunitária testemunhada pelos salesianos que vivem naquela casa.

Desejo a todos boa conclusão de ano, com a alegre colheita dos frutos resultantes das sementes que ao longo do ano semeamos com dedicação e entusiasmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀