Domingo dia 13 o Pe. Inspetor Benjamim Morando enfrentou o rio marauiá rumo à Missão Salesiana entre os povos Yanomamis que aí residem, para realizar a visita inspetorial. Quem conhece o local sabe das dificuldades que o rio oferece. A distância, as cachoeiras e o clima são elementos que dificultam o acesso à missão.
Mesmo assim o Pe. Inspetor juntamente com os salesianos Ir. Joel, encarregado da missão e o tirocinante Raimundo Marcelo mais os práticos Marcos e Patrick deixaram Santa Isabel por volta das 8:00 h. acompanhados de muita chuva.
A primeira parada obrigatório é na cachoeira do Bicho-Açu, onde também existe a primeira comunidade yanomami do rio Marauiá. Cerca de quarenta famílias, com aproximadamente cento e cinqüenta pessoas vivem aí. Apesar de não haver a presença salesiana nesta comunidade, os líderes vieram até o porto receber o inspetor e convidá-lo para visitar o xapono (aldeia). Pe.Benjamim fez uma rápida visita, saudando e sendo acolhido pelos yanomamis.
Seguimos a viagem com o rio em condições razoáveis para viagem. Depois de uma longa e cansativa viagem de voadeira chegamos à missão por volta das 22:00 h, onde apesar de já estar tarde fomos acolhidos no porto pelos professores e yanomamis. Agradecemos a Deus e a proteção da Virgem Auxiliadora pela boa viagem que realizamos, chegando à missão com segurança e contentes pelo esforço do inspetor em se fazer presente na missão Marauiá.