EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Padre Alexandre Luis de Oliveira é o novo Inspetor Salesiano de São Paulo

No sábado, 25/11, ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Campinas, a cerimônia de posse do Padre Alexandre Luis de Oliveira como 23º Inspetor Salesiano da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP). Durante a solenidade, perante todos os presentes, o padre salesiano assumiu oficialmente o serviço de Inspetor, inspirado por seu lema sacerdotal: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13, 1).

A missa foi presidida pelo Padre Ricardo Castro, presidente da CISBRASIL e vice-presidente da RSB, escolhido como representante do Reitor-mor para dar posse ao novo inspetor. Também estiveram presentes os bispos Dom Antônio Carlos Altieri, bispo emérito de Passo Fundo, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo de Santos e Dom Mario Michiaki Yamanouchi, bispo de Saitama, no Japão. Sacerdotes salesianos de todas as regiões, especialmente da Inspetoria de São Paulo, também compareceram para prestigiar esse momento importante e simbólico.

Na homilia, o celebrante destacou a importância do pastor exalar o cheiro de suas ovelhas, assim como o inspetor deve se conectar com seu povo. As cartas de Paulo reforçam a alegria completa em Deus. Padre Ricardo dirigiu palavras encorajadoras ao novo inspetor, desejando-lhe a força de Sansão, a paciência de Jó e a sabedoria de Salomão para assumir a missão em São Paulo, tendo sempre os jovens no coração, como Dom Bosco. “Deus está contigo. De agora em diante, faça exercer o seu serviço em união com nosso Reitor-Mor, com caridade e sentido pastoral, visando a formação de uma comunidade fraterna e inspetorial“, ressaltou o celebrante.

Como parte da solenidade, o secretário Inspetorial, Pe. Narciso Ferreira, leu o decreto de nomeação do novo inspetor, reforçando a união com o reitor-mor perante a animação da vida religiosa e a ação apostólica da comunidade inspetorial.  Na sequência Pe. Alexandre Luis e Pe. Maurício Tadeu fizeram a profissão de fé, proclamaram o juramento e assinaram as atas. Num marco de amizade e apoio, os salesianos presentes cumprimentaram o novo inspetor e o vice inspetor, diante dos aplausos da comunidade presente.

Para marcar a transição, padre Piccinini, por meio de um gesto simbólico, entregou ao novo inspetor uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora reforçando que é ela quem acompanha todos os inspetores que já passaram por essa missão.

Eis- me aqui!

Quando recebi a ligação do Reitor-Mor e o convite para ser inspetor, dizia a ele de minha incapacidade, da minha inadequação a este serviço, de minhas fragilidades, mas que diante de Deus e da minha consciência não poderia dizer outra palavra a Dom Bosco, à Igreja, aos jovens, senão, apesar dos meus limites, sim. Sim a tudo, sim a Deus, sim nas horas fáceis e difíceis, enfim, eis-me aqui, queridos irmãos salesianos, querida família salesiana, eis-me aqui, assegurou com emoção o novo Inspetor Salesiano Padre Alexandre Luis de Oliveira.


Texto: Larissa Barreiros e Larissa Freitas – Comunicação Inspetoria Salesiana de São Paulo
Fotos: Giuliano Celms
 – Comunicação Inspetoria Salesiana de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀