EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Pacto pela Juventude

Neste final de semana a Juventude de São Gabriel da Cachoeira testemunhou uma experiência pioneira no município. A assinatura do Pacto Pela Juventude, por parte dos candidatos a prefeito da cidade é resultado do trabalho conjunto do Conselho da Juventude e a Pastoral da Juventude, que nos últimos meses realizaram uma ampla discussão sobre o tema das políticas publicas para jovens documentando as demandas prioritárias segundo a visão dos próprios jovens.

Partilho com os irmãos alguns trechos da fala que proferimos na abertura da mesa redonda entre os candidatos e os jovens de vários segmentos juvenis!

[…] Nós adolescentes e jovens de São Gabriel da Cachoeira, reunidos hoje no dia 22 de Setembro de 2012, apresentamos aos senhores candidatos ao cargo de prefeito municipal o Pacto pela Juventude. Desejamos com este documento e com toda a discussão política que estamos promovendo, o comprometimento efetivo dos senhores, com a garantia de uma gestão em que os(as) jovens sejam prioridades nas ações desenvolvidas.

Sentimos nas consultas e rodas de conversa que realizamos ao longo destes últimos meses grande insatisfação dos jovens com os atuais modelos de tratamento político que recebemos. O medo de morrer prematuramente por conta dos altos índices de violência; a falta de perspectivas de vida futura por ausência de educação profissional de qualidade e humanizante; o sentimento de estar à margem, de sobrar, de estar excluído, desconectado com o mundo globalizado; o desemprego e a exploração do trabalho; falta de espaços adequados para o lazer e práticas cidadãs estão entre nossas maiores preocupações. Particularmente nos tocam hoje o uso abusivo de álcool e outras drogas entre o público juvenil, a prostituição de adolescentes e jovens, os índices assustadores de suicídio.

Por outro lado nos anima ver como esta mesma juventude está cada vez mais se mobilizando, organizando-se, apresentando suas demandas e defendendo seus direitos. Testemunhamos com alegria e esperança os numerosos grupos juvenis de livre iniciativa em nossa cidade que oferecem oportunidades de formação, lazer e cidadania, a saber: Grupos de capoeira, hip hop, escotismo, grupos de jovens religiosos, grupos de teatro, organizações culturais, grupos esportivos, grupos de amigos… O associacionismo juvenil é uma força em nosso município e revela como nossos jovens têm sede de protagonismo responsável e solidário.

[…] Precisamos dá atenção aos nossos adolescentes e jovens indígenas na cultura, educação, lazer, esporte, saúde, inclusão social, acesso à Comunicação e a Tecnologia, moradia, segurança e participação política.

[…] Pedimos aos senhores candidatos que priorizem esta pauta por se tratar não somente do presente de nossa cidade, mas do seu futuro, da qualidade de adultos que teremos, da cidade que sonhamos para nossos filhos e netos, para a realização do sonho de que gente queremos ser e certamente nosso desejo é sermos pessoas de bem, honestas, solidárias, parentes, um cidade onde ninguém se sinta excluído ou marginalizado por causa de sua crença, raça, condição social, credo religioso, por ser índio ou branco. O mundo que nós jovens sonhamos é um mundo de irmãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀