EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Os caminhos de Dom Bosco

Manaus/AM – Reservou-sé a data de 31 de janeiro para a celebração do dia comemorativo de São João Bosco, fundador da congregação religiosa salesiana, que deixou sua indelével marca de caridade fraterna aos seus seguidores espalhados por todo o mundo. Neste ano é realçada sua figura devido à peregrinação das suas relíquias por todo o mundo onde a salesianidade está presente, isto é, em 130 países. E isto já vem sendo executado desde julho de 2009. No entanto é do dia 8 a 28 de fevereiro, que elas chegarão à capital do Amazonas.

Uma das primeiras solenidades será efetivada na Catedral de N. Senhora da Conceição onde se espera a maciça presença dos cristãos católicos de Manaus a reverenciar e venerar a urna-relicário contendo como peça preservada de D. Bosco sua mão direita. Isto possui um caráter simbólico quando recordamos que aos missionários partindo para a América erguia sempre sua mão direita em benção para o sucesso da apostolidade a ser empreendida. A mesma mão direita abençoou a Imagem de N. S. Auxiliadora que se encontra no altar lateral esquerdo da Igreja de D. Bosco em nossa cidade.

Para falar de D. Bosco, o São João Bosco teria que focalizar o sonhador, o escritor, o vidente, o missionário, o Taumaturgo, o educador, o apaixonado da Juventude e indiscutivelmente o grande comunicador: Como conhecido visionário, já percebia a comunicação social como o areópago do terceiro milênio. Já se propunha a defender com seu "Boletim Salesiano" à época, a atitude "mass media" de formação e informação que somados resultavam em educação evangelizadora nos moldes cristãos.

Para melhor falar de D. Bosco basta citar a sua presença através das Missões do Rio Negro. No colégio D. Bosco, Igreja de S. José Operário, e nos complexos educativos de Santa Teresinha e N. Sra. Auxiliadora a fim de citar os mais tradicionais e renomados da capital manauense. Dizia o escritor George Bernanos que todo homem tem que possuir três doces fidelidades. E exortava: "Sêde fiéis aos santos, aos poetas e às crianças". Explicando que deles brotam as verdades, por vezes terríveis, mas que aureoladas pela ternura inerente, a eles seduzem facilmente. Penso, em minha fértil imaginação que Dom Bosco, alma de santo, poeta e criança, certo dia escreveria um testamento feito de esperança no homem dos futuros milênios. E diria assim: Creio num sentimento maior. Creio sim, na justiça, na honestidade, no ser solidário, e principalmente, na felicidade, dessa felicidade feita do olhar da juventude…

Creio no término dos tempos de egocentrismo e dos homens-rôbos, que renunciam aos seus em troca de reinos que passam. Creio no poder do brilhantes olhos da juventude. Os únicos a enxergarem a curta distância entre o Sol e a Terra, entre o sonho e a realidade, entre o finito e o infinito, entre os homens e Deus. Creio como o adolescente, nos homens de boa fé. Oue não silenciam e apontam erros. Como o adolescente, acredito em sonhos e dons. Dons… que pedem mais deveres que direitos, que exigem e não acariciam e dizem para caminhar, nunca sentar ou parar, mas dar sempre um passo adiante. Creio na juventude porque ávida de sentimentos grandes. Nela a família salesiana pode inculcar a educação e os valores eternos como princípio, meio e fim para produzir egos genuinamente felizes. Lego aos anos futuros por acréscimo, o grito profético do compromisso de amor às tenras idades incompreensível aos homens dos frios gabinetes. Somente assim teremos nas mãos, feito evangelho real de um sonhador, o brilhante olhar da juventude…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀