“Servi ao Senhor com Alegria”, Salmo 100,2.
O diaconato é o primeiro grau da Ordem e, neste caso, mais um estágio para a ordenação sacerdotal. Dessa forma, o diácono assume o compromisso em servir ao povo de Deus, especialmente na liturgia, na Palavra e na caridade.
A Inspetoria São Domingos Savio viveu esta emoção novamente no último dia 19 de junho, já que celebrou a ordenação de Wellington Abreu, pela imposição das mãos do Cardeal Angelo Amato, sdb – Prefeito Emérito para a Congregação da Causa dos Santos na Basílica de São João Bosco em Roma. Junto ao nosso irmão foram ordenados outros oito salesianos oriundos de 7 países com quem Wellington estuda teologia e forma comunidade. O lema escolhido por Wellington e seus colegas o ajuda a viver com clareza o chamado de Deus na sua vocação: “Servi ao Senhor com Alegria”, Salmo 100,2, caracterizando os seus anos felizes de formação.
O jovem Abreu, filho de Orlando Abreu e Marinalva Batista, é natural de Presidente Medici, Rondônia onde nasceu no dia 13 de setembro de 1992. Viveu com a família em um sitio rural ondem cultivavam a terra e a pecuária.
Antes de ingressar no Seminário, Wellington atuou como catequista e animador do grupo de jovens. Fez, na sua comunidade, os estudos primários, quando sentiu o chamado vocacional de maneira mais intensa. Após o acompanhamento vocacional pelos Padres Alberto Rypel, Jefferson Luis e Zema (in memoriam), ingressou no aspirantado em Ananindeua no ano de 2010. Durante a sua caminhada formativa, atuou em diversas comunidades e atualmente vive em Roma para os estudos teológicos.
Hoje nosso irmão se manifesta com as seguintes palavras: “agradeço imensamente as orações do povo de Deus, pois é dali que tiro toda a força para desempenhar com fidelidade a missão que estou assumindo. Também agradeço a todas as pessoas que me auxiliaram ao longo desta bela caminhada, especialmente meus pais e familiares, minha comunidade e minha paróquia de origem, minha inspetoria, meus formadores, a família salesiana e toda a juventude que me impulsionam, a toda a minha comunidade aqui em Roma onde pude crescer e amadurecer no meu caminho rumo ao sacerdócio. De coração: muito obrigado!”