EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

OLHAR SOBRE MAMÃE MARGARIDA A PARTIR DA ESTRÉIA DO REITOR-MOR


Mamãe Margarida foi a primeira educadora e mestra de pedagogia de Dom Bosco. Disso não temos dúvida!



Nasceu em Serra de Capriglio em 1 de abril de 1788. Seus pais eram camponeses, proprietários de sua casa e dos terrenos adjacentes. Capriglio não tinha escola, por isso Margarida não aprendeu a ler e a escrever. Apesar de iletrada, soube cultivar uma sabedoria eminente.



Casou-se em 06 de junho de 1812 com Francisco Bosco, jovem de 27 anos viúvo que criava uma criança de três anos. Da união com Francisco, Margarida teve 2 filhos, José nascido em 08 de abril de 1813 e João Melchior nascido em 16 de agosto de 1815, o futuro São João Bosco.



Francisco morreu improvisamente aos 33 anos, Margarida, tornou-se então chefe de família. Sabia adaptar-se a cada um de seus filhos. Antônio a partir dos 18 anos tornou-se intratável. José, cinco anos mais jovem era doce, conciliador e tranqüilo. João queria estudar. Mamãe Margarida, que procurou favorecê-lo neste desejo encontrou oposição decidida de Antônio. Só depois que Antônio se casou, Mamãe Margarida teve a possibilidade de mandar João a escola de Caltelnuovo.



No dia 26 de outubro de 1835, João vestiu o hábito clerical. Foi ordenado sacerdote em Turim no dia 05 de junho de 1841. Em 03 de novembro de 1841, Dom Bosco, despedia-se da mãe e dos irmãos e partia para Turim. Durante esse tempo, Margarida vivia tranqüila nos Becchi, avó feliz de um bando de netinhos, com idades entre poucos meses e os 13 anos.



Em julho de 1846, João, esgotado do trabalho apostólico, encontra-se às portas da morte, por isso vai passar algum tempo na companhia de sua mãe. Logo que se recupera pensa logo em voltar para os seus meninos. O único problema é que não fica bem para um jovem sacerdote morar sozinho em um bairro de má fama em Valdocco.



É então, que ele aconselhado pelo pároco de Valdocco convida sua mãe a acompanhá-lo no seu trabalho com os jovens. Para Margarida começava o último período em que sua vida se confundirá com a de seu filho e com a fundação da própria obra Salesiana.



Ajudando Dom Bosco, Margarida queria, é claro, servir aos meninos a quem o filho havia dedicado a vida. “A Congregação Salesiana foi embalada nos joelhos de Mamãe Margarida”, escreve um biógrafo de Dom Bosco.



Entretanto, a mais bela tarefa de Mamãe Margarida foi aquela em que empregava não somente os braços, mas o coração, o talentoso inato de educadora. Amada por salesianos e jovens, logo após a sua morte, surgiu uma convicção comum: “era uma santa”.



Em toda a sua existência jamais se descobrem momentos de fácil abandono às inclinações naturais. Manifesta um equilíbrio extraordinário ao harmonizar tensões complicadas na vida de família.



A dimensão da fé dava também sabor sapiencial e significatividade a cada lição que esta mestra analfabeta dava a seus filhos. Foi essa arte educativa que permitiu a Mamãe Margarida de individuar as energias escondidas em seus filhos, esclarecê-las, desenvolvê-las e depositá-las quase visivelmente nas mãos deles.



Pode-se afirmar que se deve atribuir a Mamãe Margarida o mérito de ter inoculado em Dom Bosco as sementes do célebre trinômio: razão, religião, bondade (amorevolezza), que ela viveu simplesmente na sua calma, afabilidade e autoridade.



Mamãe Margarida teve consciência desta sua nova vocação. Aceitou com humildade e lucidez. A estatura forte desta mãe é tal que o filho, mesmo quando já experiente educador, terá de aprender dela.



“Em Mamãe Margarida podia-se ver personificado o Oratório”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀