EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

O Repensamento da Pastoral Juvenil Salesiana

A Congregação, através do Dicastério da Pastoral Juvenil, está promovendo uma grande rede de comunicação (fórum), de discussão e de estudos da nossa ação pastoral, em vista do redimensionamento da Pastoral Juvenil na Congregação; deseja-se chegar à definição de novas linhas guias da pastoral juvenil salesiana, um novo quadro de referências da Pastoral Juvenil; será a sua terceira edição. Esse documento deverá estar pronto para ser apresentado em fevereiro de 2014 no Capítulo Geral 27.

A terceira edição do quadro de referências para da Pastoral Juvenil vai definir novas linhas guias para a animação pastoral salesiana em sintonia com o novo cenário cultural mundial para os próximos 12 anos, mais ou menos, segundo o Pe. Fábio Attard, conselheiro para a Pastoral Juvenil.

A metodologia que está sendo usada é aquela da escuta através do envolvimento das inspetorias de todo o mundo em suas oito regiões; as contribuições de todas das regiões serão sintetizadas e daí surgirá a contribuição regional para o discernimento final e projeção do documento final.

Nessa tarefa já estão tomando parte todas as comunidades, delegados, conselhos inspetoriais e consultas regiões sobre a Pastoral Juvenil; também tomarão parte estudiosos de diversas áreas como assessores (biblistas, pastoralistas, liturgistas, etc) que se ocuparão previamente das perspectivas e conteúdos em processo de elaboração.

O documento final pretende retomar as principais orientações, critérios e deliberações dos Capítulos Geral em relação à animação da pastoral juvenil, sobretudo, o que foi definido no CG 23 que tratou da educação à fé.

A motivação fundamental desse longo trabalho está no nosso compromisso de retorno a Dom Bosco a partir dos condicionamentos culturais de hoje. Esse contexto sócio-cultural exige de nós uma fidelidade dinâmica e criativa aos tempos… em vista de sermos “Dom Bosco hoje, para o mundo de hoje”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀