Por Pe Antônio de Assis Ribeiro (P Bira) – Vice inspetor e delegado para a Pastoral Juvenil
Um dos mais importantes e significativos desafios da educação e da evangelização dos jovens é a experiência e a promoção da autonomia e do protagonismo.
Educar e evangelizar os jovens através da experiência do protagonismo significa, favorecer a eles que sejam os primeiros sujeitos capazes de pensar, discernir, dar ideias e desenvolver projetos concretos.
Uma dinâmica de educação e evangelização que estimula a tomada de iniciativas e a assunção de responsabilidades por parte dos jovens gera bons frutos.
Foi isso que aconteceu, no domingo passado (7), através do evento “Manifestação Cultural Juvenil”, em Manaus, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde centenas de jovens organizaram uma maravilhosa tarde de exposição de projetos sociais e iniciativas socioculturais juvenis em diversas áreas: música, dança, teatro, meio ambiente e movimentos juvenis eclesiais.
A ideia do projeto, promovida pela Articulação da Juventude Salesiana (FMA-SDB) foi bem-vinda e se concretizou num ambiente festivo e clima de festa, uma feira de inciativas juvenis com muitas barracas, quiosques e bancas. Nelas havia apresentação de projetos, publicidade vocacional salesiana, vendas de objetos, comidas, lazer.
Ao final, o bispo auxiliar de Manaus, Dom Edmilson Canavarros, falou sobre as boas iniciativas que são sempre merecedoras e deu apoio para a continuidade do projeto, dando a benção a todos os presentes.