Apresentamos quatro momentos Da preparação e realização da ordenação sacerdotal do Lázaro, evento muito importante para Inspetoria e de grande incentivo para a caminhada formativa dos Pré-Noviços.
1, VigÃlia Vocacional: aconteceu no dia 05, à s 19:00 na comunidade Imaculado Coração de Maria, no Bairro de Santa Etelvina. Foi um dos momentos fortes na preparação da ordenação presbiteral que aconteceria no dia seguinte. Após um momento de reflexão com slides com a animação de uma religiosa que trabalha na comunidade, foram organizados três grupos de partilha vocacional e troca de experiência. Os Pré-Noviços participaram nos três grupos. Um grupo foi coordenado pelo Pe. Bené. Um segundo momento da VigÃlia foi o de Adoração ao SantÃssimo Sacramento, na igreja e animado pelo Diácono Lázaro. Os padres Sucarrats e Daniel, Chicão e Filipe também participaram A conclusão foi um lanche partilhado pela comunidade com os participantes.
2. A ordenação sacerdotal: realizada na paróquia São José, no dia 06, presidida pelo arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares Vieiras, com a presença de 13 padres salesianos e de outros 4 de outras Congregações. Os pré-noviços participaram ativamente no momento da apresentação das oferendas, levando ao altar alguns dos objetos litúrgicos para a realização da Celebração EucarÃstica. Ao termino da celebração todos os convidados participaram do coquetel, onde os Pré-Noviços puderam se reencontrar com outros membros da FamÃlia Salesiana, modo especial, as irmãs salesianas. A Comunidade do CESAF (Pós e Pré) estava presente , de modo especial com o serviço dos Pós no apoio ao altar. O mestre de cerimônia foi o Pe. Daniel,
3. Um almoço familiar: o terceiro momento de participação dos Pré-Noviços aconteceu na casa inspetorial São Domingos Sávio, no domingo, dia 07 de Agosto. A Inspetoria ofereceu um almoço restrito aos familiares do novo padre e aos salesianos de Manaus. Os Pré-Noviços homenagearam o neo sacerdote em número artÃstico com o simbolismo do paneiro, em alusão à força que cada tala do paneiro adquire quando esta unida a outra talas e se torna algo serviçal.
4. A Primeira Missa na sua comunidade: os Pré-noviços também estiveram presentes na primeira Missa do Padre Lázaro e que aconteceu na sua comunidade Imaculado Coração de Maria, em Santa Etelvina. O padre Benjamim e os padres Chicão, Gennaro e João Sucarrats(membros do Conselho Inspetorial), o Pe. Bené concelebraram, como também o Pároco da comunidade e um padre comboniano oriundo da Ãfrica. A Missa foi ao ar livre; a comunidade se esforçou e preparou um bonito ambiente celebrativo que foi ocupado totalmente pelos comunitários. A homilia do novo padre partiu das dificuldades sociais que ele e sua famÃlia viveram na sua adolescência. O Pároco, nas palavras conclusivas, manifestou a importância daquela ordenação para a vida cristã da Comunidade. As irmãs salesianas da Comunidade Oasis participaram da celebração.
5. A primeira Missa no CESAF: aconteceu no dia 12 de Agosto. O novo sacerdote presidiu Missa na companhia de Dom Walter, Pe. Sucarrats, Daniel e Bené. Nos agradecimentos, iniciais, Pe. Lázaro recordou o tempo do Pe. João como seu Inspetor e do Pe. Bené como seu Diretor no Pós-Noviciado. Na homilia, ele relembrou uma pergunta que o Pe. João, na ocasião fazia aos formandos: por qual motivo a gente faz os votos? A resposta refletida desde anos antes: por amor a Deus. Depois da celebração, as duas comunidades celebraram o evento com um almoço festivo. Assim o Pe. Lazaro Santos, nas primÃcias de seu sacerdócio, iniciou uma peregrinação em diversas comunidades, celebrando suas primeiras missas.
Esta ordenação representou um incentivo vocacional especial a todos os Pré-noviços, que percebem que, no empenho formativo e na dedicação sincera e amorosa ao Senhor Jesus, a vocação de cada um deles pode chegar a viver momentos de doação e felicidade.
A Igreja de Manaus celebra e caminha com a Imaculada, “que cuida de nós e sempre está próxima de nós”
A religiosidade popular na Amazônia é uma clara expressão da fé do povo, que ao longo dos séculos, especialmente nas comunidades do interior, participava da Eucaristia