EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

O DESAFIO DOS SALESIANOS COOPERADORES DIANTE DAS NOVAS LINGUAGENS JUVENIS

Por Comunicação / Cooperadores Salesianos –

“Novas Linguagens Juvenis: Vocação e Missão do Salesiano Cooperador” é o tema do XII Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores. O encontro será em Julho de 2018, na cidade de Manaus. O tema deste ano é uma orientação do Papa, que em carta ao Reitor Mor, Padre Angel Artime, recomendou o discernimento sobre a realidade juvenil e pediu que a família salesiana eduque a juventude segundo a antropologia cristã à linguagem dos novos meios de comunicação e das redes sociais.

Em preparação ao tema, a província de Manaus já começou a realizar encontros de formação mensais. O material foi todo preparado pela formadora provincial, Graziela Gonçalves. Conversamos com ela sobre a necessidade de abordar o tema Linguagens Juvenis.
– Qual a importância de escolher as novas linguagens juvenis como tema do encontro?

GG – Por que inovar é urgente e preciso! O Senhor nos chama a ser sal e luz neste mundo. Por inspiração, de Dom Bosco continuamos a sua missão praticamente começada no século XIX e que continua hoje no século XXI. Muitas mudanças ocorreram e ainda vão continuar acontecendo.

A linguagem juvenil hoje é um mistério, mas que nos impulsiona a seguirmos com a juventude. A mutação nas famílias, nos comportamentos, na religião, nos valores é notória e geralmente a velocidade de informações, é como a velocidade da luz.

E nós Salesianos Cooperadores não temos outra saída, a não ser de entender, refletir e atuar no meio dos jovens, principalmente os mais pobres. Firmes Naquele que diz: “Eis que faço nova todas as coisas” seguimos em frente!

– Quantos encontros de formação serão realizados para debater o tema?

GG – Serão entregues para cada formador dos centros Locais dez encontros alinhados com os temas do XII ENCONTRO NACIONAL e também com os estudos em salesianidade. Desde o mês de agosto, já foram entregues dois encontros (agosto e setembro) e assim sucessivamente serão enviados a cada dois meses. Esses subsídios para a formação são como uma trilha. Um caminho construído de forma nova, empenhada e coletiva. Até maio de 2018, mês mariano, todos os formadores receberão o material para serem trabalhados de preferência na formação permanente.

– Quais são os desafios de estudar e aprofundar o tema?

GG – O desafio é atualizar-se. É da nossa vocação acompanhar os tempos. Não é fácil compreender a realidade atual da juventude, por isso sair um pouco da nossa zona de conforto nos ajudará a buscar mais conhecimentos sobre as novas linguagens juvenis.

– Como os cooperadores podem contribuir para a discussão desse tema?

GG – Levando em consideração que os SSCC são leigos arraigados nas famílias e essas são as guardiãs das novas gerações. Os SSCC podem trazer a experiência com os filhos jovens e os amigos dos filhos jovens, sobrinhos e ou netos.  E assim enriquecer a temática.  Como nos recorda o papa Francisco: “Ninguém melhor do que os leigos para inscrever a lei Divina na vida terrena”.

O XII Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores será em Julho de 2018, na cidade de Manaus. O tema é “Novas linguagens juvenis: Missão e Vocação do Salesiano Cooperador”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site: cooperadoresbma.wixsite.com/encontronacional2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀