EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

O cuidado pela natureza ilumina os retiros de jovens alunos

Manaus/AM – Desde fevereiro, acontece uma parceria especial entre o setor de Pastoral do Colégio Dom Bosco (CDB-Leste) de Manaus e o Centro Salesiano de Formação (CESAF), através do trabalho pastoral entre os dois animadores, Edneuto e Taiane, e o grupo de Pré-noviços com o assistente e o padre Bené. A colaboração começou desde o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2011, feita no colégio com pleno envolvimento dos pré.

Depois disto, começaram os retiros que acontecem nos ambientes do CESAF ( salão, quadras, jardins). Até hoje, fizeram a experiência todas as turmas do Ensino Médio e as turmas do ensino fundamental.

Esta experiência se torna formativa por alguns motivos:
1) Uma parceria entre duas obras salesianas, algo não muito comum nesta modalidade;
2) O processo de preparação dos retiros feita em conjunto, com idéias dos dois grupos, Assim os futuros salesianos vão aprendendo como trabalhar prazerosamente com os leigos em parceira e respeito mútuo.
3) O ponto alto da experiência formativa é o acompanhamento da reflexão em pequenos grupos de alunos, cada grupo animado por um pré-noviço. O trabalho acontece desde um roteiro de perguntas e questões, colaboração do padre Bené, com as quais os alunos conversam e intercambiam opiniões. O espaço verde favorece a oração e a reflexão ao redor do tema da CF.

Uma primeira preparação para estes encontros aconteceu com as palestras de Preparação para Campanha da Fraternidade realizada pela Arquidiocese. Com antecedência, os pré-noviços discutem todas as questões a serem debatidas nos grupos, bem como encaminham as providências para o evento. Um dos resultados é que os formandos vão criando gosto em estar entre e com os jovens, conhecê-los e ir alargando as portas do coração para amá-los e assim ajudá-los ao encontro com Cristo.

Aos poucos, os formandos pré-noviços estão assumindo, junto com os dois leigos, a condução dos retiros, processo feito antes pelo padre Bené. Nem as chuvas esfriam a sua dedicação nem diminuem o número de alunos participantes.
As avaliações atestam a plena satisfação dos alunos e a crescente e alegre doação dos sete pré-noviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀