EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

O COMLA 8 acontece em Quito – Equador.

Só quando há coerência entre o anúncio e a vida, a profecia se faz persuasiva”, afirma o cardeal Maradiaga
quarta: 13 de agosto de 2008

(Quito – Equador) – O arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, empolgou os 3 mil participantes do 3º Congresso Americano Missionário e 8º Congresso Missionário Latino-americano (CAM3/Comla8), com a conferência que proferiu na manhã desta quarta-feira, no Agora de la Casa de la Cultura Ecuatoriana,em Quito. “Só quando há coerência entre o anúncio e a vida, a profecia se faz persuasiva. Nossa vida pessoal e eclesial é, então, nosso primeiro ato profético”, afirmou o cardeal.

Para o cardeal a Igreja está disposta a colaborar com a construção da sociedade segundo a vontade de Deus. “Compartilhando as esperanças e as alegrias, as tristezas e angústias dos homens, especialmente dos pobres, pretendemos oferecer uma estreita colaboração a todos os que buscam a transformação do mundo segundo o desígnio de Deus”. A pobreza foi apontada por ele como uma realidade que continua desafiando a Igreja. “Continua sendo um grande desafio para nós o crescimento da pobreza que afeta a maioria da população mundial e que é conseqüência da expansão de estruturas e sistemas socioeconômicos e políticos injustos”, denunciou.

Abordando o tema Discipulado, o purpurado traçou “o caminho do discipulado” e esclareceu o que é ser discípulo. “Ninguém nasce discípulo de Jesus. Para ser discípulo é necessária a conversão, a mudança de mentalidade”.

O cardeal reconheceu, no entanto, que a conversão não é fácil. “Estamos acostumados a buscar soluções fáceis como a eutanásia, o divórcio, o aborto, o matrimônio entre homossexuais. Todas estas opções tentam solucionar nossas insatisfações, mas somente as disfarçam e as aumentam. Por isso a conversão é difícil”.

Segundo o purpurado, o encontro com Cristo “é absolutamente sobrenatural” e ser discípulo exige perseverança. “Trata-se de perseverar com Cristo em suas tribulações”, disse. Para ele, contudo, o mais exigente é que “os discípulos são os que estão dispostos a dar a vida pelo mestre”.

Cardeal Maradiaga insistiu, ainda, na necessidade de pregar a Palavra. “Nossa vocação especial no povo de Deus é o ministério da Palavra, com que comunicamos aos homens o mistério íntegro de Cristo”.

O cardeal falou também das preocupações da Igreja com os que se afastaram da fé. “Preocupa-nos, como evangelizadores, a situação de tantos homens e mulheres que, por diversas causas, têm deixado a fé cristã ou, por causa do ambiente de secularização, se fazem estranhos à fé e ao sentido religioso”.

Bastante aplaudido, o cardeal encerrou sua conferência animando a assembléia com um hino de São Paulo, cujo refrão a assembléia, de pé e com muitas palmas, cantou numa demonstração de concordância com a reflexão que acabara de ouvir. “Ai de vocês se não forem missionários”, encerrou.

Mais informaçoes no site: www.cam3ecuador.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀