EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Número dois dos salesianos levará esta quinta-feira a tocha olímpica

TURIM, quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006 (ZENIT.org).- Esta quinta-feira, 9 de fevereiro, um dia antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, a tocha olímpica irá se aproximar do estádio olímpico. Em um de seus últimos trajetos, será portada por Adriano Bregolin, sacerdote salesiano e vigário do reitor-mor da Congregação Salesiana.


Ainda que um pouco resfriado, o religioso, segundo a previsão da organização, tomará a tocha às 13h30, na avenida do Cottolengo, e a levará até a praça de Maria Auxiliadora, em frente à Basílica dedicada a esta advocação mariana, templo que São João Bosco construiu e junto ao qual está construída a Casa Mãe dos Salesianos.


A proposta, como assinalou Adriano Bregolín, partiu de um assessor da Prefeitura de Turim «para sublinhar a importância da presença dos salesianos em Turim». Também, explicou o número dois dos salesianos, «por parte da cidade foi um reconhecimento por tudo o que Dom Bosco fez na cidade e com a Congregação que fundou e que se estendeu por 128 países».



Na capital piamontesa nasceu a Congregação Salesiana, fundada por São João Bosco, em 1859. Há que assinalar que, entre os grandes santos turineses do século XIX, Dom Bosco ocupa um lugar destacado.



Segundo o padre Bregolín, aceitando participar deste acontecimento desportivo, por parte dos salesianos «se quis mostrar a estima para com uma manifestação desportiva, que é uma importante atividade dos jovens, e o desporte faz parte de nosso sistema educativo».



Por outro lado, segundo o religioso salesiano, a chama olímpica que levará em um breve trajeto «tem um significado especial, pois o fogo representa esse conjunto de valores positivos –o respeito, a justiça…– que a humanidade busca; também o fogo é símbolo do amor e, na mensagem cristã, símbolo do Espírito».



Monsenhor Adriano Bregolín explica com bom humor que esteve se preparando e fazendo um pouco mais de exercício estes dias nos jardins da Casa Geral dos Salesianos, situada nos arredores de Roma.



Em 10 de fevereiro, será inaugurada a 20ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que se desenvolverão na cidade de Turim até 26 do mesmo mês. Um dos momentos mais significativos das olimpíadas é a viagem da tocha olímpica que, por terras italianas, começou em Roma em 8 de dezembro passado.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀