EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Novo livro do Papa sublinha verdade histórica do Natal

jesus nazare capa

Cidade do Vaticano/IT –  O novo livro de Bento XVI que conclui a sua trilogia sobre ‘Jesus de Nazaré’, hoje apresentado no Vaticano, destaca a verdade histórica do Natal e sustenta que a figura de Cristo se distingue das personagens da mitologia.

“Jesus não nasceu nem apareceu publicamente no vago ‘outrora’ do mito. Ele pertence a um tempo datável exatamente e a um ambiente geográfico indicado com clareza”, escreve Bento XVI no volume intitulado ‘A infância da Jesus’.

A obra, que chega às livrarias de 49 países esta quarta-feira, tem uma tiragem inicial de mais de um milhão de exemplares em oito línguas (italiano, francês, inglês, espanhol, alemão, português [europeu e do Brasil], croata, polaco), adiantou o porta-voz do Vaticano, acrescentando que estão em preparação traduções num total de 20 idiomas, para publicação em 72 nações.

O livro aborda os chamados ‘evangelhos de infância’, sobre os primeiros anos de vida de Jesus, e é apresentado pelo próprio Papa como uma introdução aos dois livros precedentes sobre a figura e a mensagem de Cristo.

“Jesus nasceu numa época que pode ser determinada com exatidão. No início da atividade pública de Jesus, Lucas oferece mais uma vez uma datação pormenorizada e exata daquele momento histórico: é o décimo quinto ano do império de Tibério César”, refere.

Segundo Bento XVI, são necessários “dois passos” para uma interpretação correta dos textos bíblicos: “Por um lado, é preciso perguntar-se o que pretendiam dizer com o seu texto os respetivos autores, no seu momento histórico – é a componente histórica da exegese”.

O Papa observa, no entanto, que “não é suficiente deixar o texto no passado, arquivando-o entre os eventos acontecidos há tempos”.

O primeiro volume de ‘Jesus de Nazaré’ tinha sido publicado em 2007 e era dedicado ao começo da vida pública de Cristo; a segunda parte da obra foi apresentada em março de 2011, passando em revista os momentos que precederam a morte de Jesus e a sua ressurreição.

“Espero que o pequeno livro, não obstante os seus limites, possa ajudar muitas pessoas no seu caminho rumo a e com Jesus”, sublinha agora Bento XVI.

A Princípia Editora, como já tinha acontecido com o segundo volume, foi selecionada no âmbito de uma consulta internacional lançada pela editorial italiana Rizzoli, detentora dos direitos mundiais da obra.

Os direitos adquiridos para a língua portuguesa, exceto para o Brasil, incluem “as versões impressa, eletrônica e áudio”, adiantou o editor Henrique Mota, que se encontra hoje no Vaticano para entregar estas obras ao Papa.

A apresentação do livro esteve a cargo do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé), que em declarações à ECCLESIA adiantou que o volume vai ajudar a “repensar o mistério do Natal”.

Segundo este responsável, os episódios abordados pelo Papa enfrentam “temas dramáticos”, que não interessam “apenas aos crentes”.

A editora Rizzoli refere que este é um livro “simples na linguagem, rigoroso e corajoso na exposição”, que surge com o objetivo de “suscitar debate”.

Na iminência do Natal, os responsáveis da casa italiana falam num “estímulo a conhecer em profundidade as razões da fé”, para os católicos.

“Ao mesmo tempo, Joseph Ratzinger, Bento XVI, fala com amizade a todos os que, como os magos, estão na inquietação da busca e se perguntam: ‘De onde vem Jesus?’”, acrescenta o comunicado de imprensa.

Agência ECCLESIA adaptado por Pe. Daniel Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀