Porto Velho/RO – A Paróquia Nossa Senhora de Fátima iniciou no dia 13 de fevereiro a preparação para a festa de seu cinquentenário em maio de 2010. Será uma novena até o mês de outubro deste ano, com 9 sub-temas, pois, o tema central é "Com Maria e a Eucaristia a caminho da unidade cristã, com o objetivo geral de levar a comunidade paroquial à vivência da unidade cristã a partir da espiritualidade Eucarística e Mariana, tendo presente a importância deste Santuário na vida dos seus frequentadores.
O sub-tema trabalhado neste dia 13 de fevereiro foi as "Faces culturais mariana", e o objetivo do dia "Destacar a inculturação da devoção mariana entre os vários povos como ajuda para a unidade". Em todo o mundo existem santuários dedicados à mãe de Deus. São lugares memoráveis da oração mariana e se tornaram devido a amplidão de seu esplendor conhecido internacionalmente. Assim encontramos a face de Maria inserida na cultura Mexicana com GUADALUPE, na cultura Brasileira com APARECIDA, na cultura Portuguesa com FÁTIMA, na cultura Polonesa com CSESTOCHOWA, na Italiana com LORETO. Tudo isso teve início, há 2000 anos, em Nazaré da Galiléia, num pequeno lugarejo onde Maria recebeu a visita do Anjo Gabriel, quando da Anunciação e pronunciou o "SIM" que lhe permitiu ser a Mãe do Messias, Cristo Jesus anunciado à nações.
Ocorreram quatro celebrações de costume da paróquia em todo dia 13, a missa das 06h, presidida pelo Paróco Pe. José Maria, ás 08h30 pelo Pe. Manoel de Jesus, às 12h00 pelo Diretor da comunidade Pe. Gennaro Tesauro, e na última celebração às 18h00 pelo Paróco novamente. Ao final de cada celebração foi apresentado um vídeo mostrando várias Nossa Senhoras, mais com a consciência de que é apenas uma só com mais de 300 nomes, com a música "todas as nossa senhora".
Após o término da novena, será trabalhdo mais 6 meses que antecede maio de 2010.