EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

NOVENA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Em preparação à festa de Maria Auxiliadora oferecemos a todos esta novena, realizada em três passos, que recordam, a cada dia, a proteção da Virgem Auxiliadora em nossa missão salesiana na Amazônia. Rezemos juntos!

RECORDAÇÃO DA CHEGADA

A obra missionária dos salesianos na região amazônica teve início oficial em 1914. Por decreto da Sagrada Congregação da Propaganda Fidei de 18 de junho desse ano, a congregação salesiana foi encarregada de assumir a direção da Prefeitura Apostólica do Rio Negro.

balzola
Padre João Balzola, primeiro salesiano encarregado de dar início à missão salesiana na Amazônia

Foi o bispo de Manaus, Dom Frederico Costa, quem muito se empenhou para que a missão do Rio Negro fosse confiada aos salesianos. Em relatório enviado aos superiores em Turim nesse mesmo ano, escreveu: Quisera eu dar uma prova de meu entusiasmo sincero e capaz de despertar o zelo ardente dos filhos de Dom Bosco. Se a Santa Sé o permitisse e vosso Rev.mo Pe. Albera quisesse, eu estaria disposto a vestir a divisa salesiana, para abraçar a Regra de Dom Bosco,  e partir logo com alguns irmãos sob a obediência de um superior, com o fim de fundar esta missão; ela é, a meu ver,  garantia de grandes méritos para todos aqueles que quiserem se dedicar a ela, de imensa glória de Deus, e de suma vantagem para o progresso material do Brasil.

Logo após a criação da prefeitura apostólica, o padre João Balzola, até então encarregado da missão entre os Bororo, foi chamado pelo inspetor, padre Pedro Malan; e em 3 de Dezembro de 1914 foi incubido de fazer uma viagem de reconhecimento e de estudo da nova região missionária.

Partindo de Cuiabá no dia 15 de janeiro de 1915 (…) chegaram a São Gabriel no dia 24 de maio de 1915, dando inicio oficial à missão salesiana, conforme o seguinte registro do padre Balzola: No dia 24 cantamos missa solene de dois, eu no altar e o Pe. Solari no coro. Como remate, fez-se o ato de consagração da nova Prefeitura a Nossa Senhora Auxiliadora; e a todos os índios e caboclos, dei dela imagens e medalhas.

Em seguida, padre Balzola iniciou uma excursão rio acima, até o forte de Cucuí, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Por razões de saúde, seus dois companheiros voltaram antes.

(AZZI, Riolando. A obra de Dom Bosco no Brasil. São Paulo: Editora Salesiana, 2002, p. 317)
 

PALAVRA DE DEUS (MT 10, 1-11)

E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: o primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA (COMPOSTA POR SÃO JOÃO BOSCO)

Ó Maria, Virgem poderosa,

Tu, grande e ilustre defensora da Igreja.

Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos,

Tu, terrível como exército ordenado em batalha.

Tu, que, só, destruíste toda heresia em todo o mundo:

nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições,

defende-nos do inimigo; e na hora da morte,

acolhe a nossa alma no Paraíso. Amém.

 

1 comentário em “NOVENA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA”

  1. MARAVILHOSO PODER COMPARTILHAR COM VOCÊS A FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA.PERDÕES MGTEM UMA COMUNIFADE DEDICADA A ELA . SOU FUNDADORA DESTA, COM AJUDA DE SALESIANA,QUE VIVE SUA ESPIRITUALIDADE NO LAR .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ENCONTRO VOCACIONAL

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA-AM Aconteceu em São Gabriel da Cachoeira-AM, no dia 06 de maio, festa de São Domingos Sávio, patrono da Inspetoria, o encontro vocacional realizado pela comunidade Salesiana.

Leia mais

ENCONTRO DE FORMANDOS ONLINE

FESTA EM HONRA DE SÃO DOMINGOS SÁVIO No dia 06 de maio, festividade de São Domingos Sávio, padroeiro da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, os formandos da Inspetoria de Manaus

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀