EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

NOVENA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Em preparação à festa de Maria Auxiliadora oferecemos a todos esta novena, realizada em três passos, que recordam, a cada dia, a proteção da Virgem Auxiliadora em nossa missão salesiana na Amazônia. Rezemos juntos!

RECORDAÇÃO DA CHEGADA

A obra missionária dos salesianos na região amazônica teve início oficial em 1914. Por decreto da Sagrada Congregação da Propaganda Fidei de 18 de junho desse ano, a congregação salesiana foi encarregada de assumir a direção da Prefeitura Apostólica do Rio Negro.

balzola
Padre João Balzola, primeiro salesiano encarregado de dar início à missão salesiana na Amazônia

Foi o bispo de Manaus, Dom Frederico Costa, quem muito se empenhou para que a missão do Rio Negro fosse confiada aos salesianos. Em relatório enviado aos superiores em Turim nesse mesmo ano, escreveu: Quisera eu dar uma prova de meu entusiasmo sincero e capaz de despertar o zelo ardente dos filhos de Dom Bosco. Se a Santa Sé o permitisse e vosso Rev.mo Pe. Albera quisesse, eu estaria disposto a vestir a divisa salesiana, para abraçar a Regra de Dom Bosco,  e partir logo com alguns irmãos sob a obediência de um superior, com o fim de fundar esta missão; ela é, a meu ver,  garantia de grandes méritos para todos aqueles que quiserem se dedicar a ela, de imensa glória de Deus, e de suma vantagem para o progresso material do Brasil.

Logo após a criação da prefeitura apostólica, o padre João Balzola, até então encarregado da missão entre os Bororo, foi chamado pelo inspetor, padre Pedro Malan; e em 3 de Dezembro de 1914 foi incubido de fazer uma viagem de reconhecimento e de estudo da nova região missionária.

Partindo de Cuiabá no dia 15 de janeiro de 1915 (…) chegaram a São Gabriel no dia 24 de maio de 1915, dando inicio oficial à missão salesiana, conforme o seguinte registro do padre Balzola: No dia 24 cantamos missa solene de dois, eu no altar e o Pe. Solari no coro. Como remate, fez-se o ato de consagração da nova Prefeitura a Nossa Senhora Auxiliadora; e a todos os índios e caboclos, dei dela imagens e medalhas.

Em seguida, padre Balzola iniciou uma excursão rio acima, até o forte de Cucuí, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Por razões de saúde, seus dois companheiros voltaram antes.

(AZZI, Riolando. A obra de Dom Bosco no Brasil. São Paulo: Editora Salesiana, 2002, p. 317)
 

PALAVRA DE DEUS (MT 10, 1-11)

E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: o primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA (COMPOSTA POR SÃO JOÃO BOSCO)

Ó Maria, Virgem poderosa,

Tu, grande e ilustre defensora da Igreja.

Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos,

Tu, terrível como exército ordenado em batalha.

Tu, que, só, destruíste toda heresia em todo o mundo:

nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições,

defende-nos do inimigo; e na hora da morte,

acolhe a nossa alma no Paraíso. Amém.

 

1 comentário em “NOVENA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA”

  1. MARAVILHOSO PODER COMPARTILHAR COM VOCÊS A FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA.PERDÕES MGTEM UMA COMUNIFADE DEDICADA A ELA . SOU FUNDADORA DESTA, COM AJUDA DE SALESIANA,QUE VIVE SUA ESPIRITUALIDADE NO LAR .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀