A DIOCESE DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA
RECORDAÇÃO DA HISTÓRIA DA DIOCESE
Em 24 de maio de 1916, Monsenhor Lourenço Giordano chega ao Rio Negro, acompanhado do padre João Balzola e do irmão Miguel Blanco. Monsenhor Giordano havia sido escolhido pela Santa Sé como Prefeito Apostólico do Rio Negro e junto com os outros dois salesianos funda a missão de São Gabriel: foi o inicio da epopeia dos pioneiros na Amazônia.
Pio X criou a Prefeitura Apostólica do Rio Negro em 19 de Outubro de 1910, em junho de 1914 ela foi confiada aos Salesianos. A Prelazia do Rio Negro foi erigida pelo Papa Pio XI em 1 de Maio de 1925. Dom Pedro Massa foi o grande organizador que, superado o período do pioneirismo, procurou enfrentar os desafios da região com um projeto organizado de evangelização e promoção humana.
Em 30 de outubro de 1980 a prelazia foi elevada à dignidade de diocese pelo Papa João Paulo II, com a denominação de Diocese do Rio Negro e no dia 21 de outubro de 1981, o Papa João Paulo II mudou o nome da diocese para São Gabriel da Cachoeira.
Não é a toa que a bonita história traçada pelos salesianos na Amazônia, na Região do Rio Negro, teve início da Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. Ela foi a Mestra que acompanhou os primeiros salesianos e permanece conosco até hoje em nossa atividade missionária.
PALAVRA DE DEUS (AT 4, 32-25)
Naquele tempo a multidão dos apóstolos era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum entre eles. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E todos gozavam de grande aceitação. entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o colocavam aos pés dos apóstolos; depois, ele era distribuído a cada um conforme a sua necessidade.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA (COMPOSTA POR SÃO JOÃO BOSCO)
Ó Maria, Virgem poderosa
Tu, grande e ilustre defensora da Igreja,
Tu, auxílio maravilhoso dos cristãos,
Tu, terrível como exército ordenado em batalha,
Tu que, só, destruístes toda a heresia em todo o mundo:
nas nossas angústias, nas nossas aflições, nas nossas aflições,
defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe nossa alma no paraíso. Amém