EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Novas Fronterias…. Novos desafios pastorais!

Manicoré/AM – O êxodo rural em muitos municípios da Amazônia é uma realidade e isso explica o rápido crescimento das cidades. As pessoas migram para as cidades em busca de uma vida melhor, em busca de oportunidades que, muitas vezes, não encontram. Migram sem qualquer planejamento, migram simplesmente… assim se formam as áreas de ocupação urbana. Um terreno abandonado, um líder arrojado, uma possibilidade… e começa um novo bairro! 

Em Manicoré as mais recentes áreas de ocupação são o bairro Andaraí e o loteamento Presidente Lula. Ambos em área geográfica da Paróquia Nossa Senhora das Dores. No primeiro, começaram os trabalhos da Igreja Católica há cerca de oito meses. Quando lá chegamos haviam-nos precedido quatro igrejas evangélicas. A comunidade fundada está sob a proteção de N.ª Sr.ª de Guadalupe; já tem uma capela onde é celebrado culto todo os domingos e a Eucaristia regularmente uma vez por mês, tem oratório, um grupo de jovem, pastoral da crianças. Muito caminho há ainda para percorrer, é certo, mas o salto dado por aquela comunidade foi de gigante. Um salto de gigante fruto da solidariedade das demais comunidades fruto da Campanha missionária do mês de outubro de 2008.

Agora surge um novo desafio de presença da Igreja no loteamento “Presidente Lula”, onde algumas dezenas de famílias vivem em situações dramáticas: idosos abandonados, adultos sem trabalho, jovens sem formação, crianças sem escola que crescem sem qualquer referencial de vida digna, bem como, ausência de qualquer tipo de infraestrutura do governo municipal. Em nome da Igreja Católica, algumas pessoas visitaram a comunidade e perceberam que era urgente dar uma resposta àquela situação. O desafio foi lançado no dia de Pentecostes por parte do pároco e mais uma onda de solidariedade se iniciou.

No sábado passado, 13 de Junho, pela manhã, ocorreu o primeiro mutirão para a limpeza de um terreno e cadastro de famílias. O terreno foi destinado à Igreja e para a construção de um espaço espaço de lazer para crianças e jovens. Algumas pessoas da própria comunidade juntaram-se a outras que responderam ao apelo e meteram “mãos à obra”. No final o resultado já era bem visível. Simultaneamente, alguns jovens voluntários fizeram um cadastramento de dados socioeconômicos e religiosos das famílias, para que se possam equacionar as respostas pastorais mais adequadas à realidade. Houve ainda palestras e formação sobre higiene bucal e tratamento de água.

Importa relatar um fato que nos alerta para a importância da presença pastoral nas comunidades. A Igreja Católica foi a primeira a chegar ao local e a movimentar a população, no entanto, apenas o fato de a Igreja ter divulgado a realidade presente naquele bairro despertou os poderes municipais. O primeiro a visitar o bairro foi o Secretário de Promoção Social, que já está desenvolvendo um projeto de apoio aos comunitários, no sábado também o Secretário de Saúde se fez presente. A sociedade acordou para aquelas famílias que viviam ali, escondidas dos olhares de quem preferia não ver. É também essa a função evangelizadora da Igreja, evangelizar para a sensibilidade aos problemas sociais, evangelizar para promover ação concreta de dignificação da pessoa humana. A promoção, tutela e defesa dos direitos humanos deve ser sempre inseparável da evangelização.

No bairro “Presidente Lula” os primeiros passos estão sendo dados. Que o Espírito Santo anime todos os atores deste processo, para que à semelhança da comunidade de N.ª Sr.ª de Guadalupe, ali, a nova comunidade católica faça verdadeira diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀