EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Noticias sobre o curso de Docência em Salesianidade

Desde o dia 12 de março, Meire Botelho, professora e membro da Pastoral da Faculdade, Joel Brazão, coadjutor e Pe. Mendonça, estão na cidade de Quito, Equador, no Centro Regional Interamericano de Formação Permanente, para realizar o primeiro nível do curso em Docência de Salesianidade, que se desenvolve em 4 níveis: três em Quito e um em Turim.


O primeiro nível conta com a participação de 26 pessoas presentes: 12 leigos, 3 mulheres e 9 homens; 1 FMA; 13 SDB, dos quais 3 são coadjutores, 9 são padres e 1 seminarista do 4º ano de teologia. Participantes do Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Brasil e Colômbia. Uma riqueza cultural significativa.

O Iniciador deste centro foi o padre Fernando Peraza, sdb, da Inspetoria de Bogotá, que já se encontra aqui há 30 anos, com pesquisas, cursos de varias índoles e uma rica biblioteca de salesianidade. Ele mesmo organizou e criou um método de estudo de Dom Bosco para o Centro, assim constituído: Método histórico processual, método histórico-genético e método histórico-religioso e teológico. Existem, também livros produzidos pelo padre Fernando e uma tradução das Memórias do Oratório feita por ele, de forma didática, para aqueles que fazem o curso. É uma preciosidade. A idéia é que o Centro se torne um referencial formativo não apenas para as inspetorias da região do pacífico, mas para toda América Latina. A presença do Brasil, por tanto, é importante e esperada. Não podendo ficar ausente deste processo, porque aos poucos surgirá uma nova safra de estudiosos e historiadores que poderão multiplicar para os leigos, jovens e membros da FS, uma melhor compreensão, e conseqüentemente vivência do carisma salesiano. O Brasil salesiano precisa urgentemente de um agiornamento neste aspecto, podendo correr o risco de ficar à margem de toda uma nova cultura salesiana que está sendo aqui produzida.

Além do padre Fernando colaboraram no Centro, Pe. Jaime Rodriguez, Pe. Rafael e Pe. Carlos Giuseppe, todos a tempo integral. O curso dividido em 4 Níveis se desenvolve da seguinte maneira:

1. Nível: os primeiros 30 anos de Dom Bosco e as opções fundamentais;

2. Nível: A problemática histórica das grandes transformações no Piemonte, fundação da Congregação salesiana;

3. Nível: Os últimos 27 anos da vida de Dom Bosco;

4. Nível: realizasse em Turim nos três lugares fundamentais histórico-genéticos de Dom Bosco. Os níveis acontecem sempre durante três semana com horário preenchido com as palestras de contextualização dos fatos, trabalho de grupo, leituras pessoais e plenárias com debates orientados./P>

Foi formado durante este tempo uma comunidade fraterna com momentos fortes de oração pela manhã e noite, apresentação das realidades de nossas proveniências, jogos e momentos de recreação ao estilo oratoriano. O ambiente do Centro é muito acolhedor. Não falta também, é lógico, passeios aos lugares mais importantes da cidade de Quito, como por exemplo: as casas salesianas, o centro histórico patrimônio da humanidade, o monumento feito sobre a linha do equador chamada “La metad Del mundo”, de fato um belo e inesquecível passeio ao centro da metade da terra.

O que fica deste primeiro nível? A forte consciência de que Dom Bosco foi um instrumento de Deus na historia da Itália e da Igreja, que de fato revolucionou. Ele rompeu com o determinismo próprio da época e soube sair do cíclico camponês para ser uma presença de esperança para jovens sem esperança, uma voz eclesial numa Igreja calada e distante dos pobres miseráveis, uma proposta de renovação religiosa num contexto teológico dualista e de imposição do temor, deixando todos os títulos de nobreza e fama para ser “sinal da presença amorosa de Deus entre os jovens”. Tudo isto com plena consciência e ousadia. Nada fez Dom Bosco de forma inconsciente ou levado apenas pela intuição. Ele foi conseqüente com suas opções e ensinou aos salesianos a fazerem o mesmo.

Daqui a uma semana estaremos saindo do Centro com o coração cheio de alegria e a mente repleta de perguntas e desejo de aprofundar o que aqui ouvimos, tocamos e experimentamos com nossas mãos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀