EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Noticias sobre o curso de Docência em Salesianidade

Desde o dia 12 de março, Meire Botelho, professora e membro da Pastoral da Faculdade, Joel Brazão, coadjutor e Pe. Mendonça, estão na cidade de Quito, Equador, no Centro Regional Interamericano de Formação Permanente, para realizar o primeiro nível do curso em Docência de Salesianidade, que se desenvolve em 4 níveis: três em Quito e um em Turim.


O primeiro nível conta com a participação de 26 pessoas presentes: 12 leigos, 3 mulheres e 9 homens; 1 FMA; 13 SDB, dos quais 3 são coadjutores, 9 são padres e 1 seminarista do 4º ano de teologia. Participantes do Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Brasil e Colômbia. Uma riqueza cultural significativa.

O Iniciador deste centro foi o padre Fernando Peraza, sdb, da Inspetoria de Bogotá, que já se encontra aqui há 30 anos, com pesquisas, cursos de varias índoles e uma rica biblioteca de salesianidade. Ele mesmo organizou e criou um método de estudo de Dom Bosco para o Centro, assim constituído: Método histórico processual, método histórico-genético e método histórico-religioso e teológico. Existem, também livros produzidos pelo padre Fernando e uma tradução das Memórias do Oratório feita por ele, de forma didática, para aqueles que fazem o curso. É uma preciosidade. A idéia é que o Centro se torne um referencial formativo não apenas para as inspetorias da região do pacífico, mas para toda América Latina. A presença do Brasil, por tanto, é importante e esperada. Não podendo ficar ausente deste processo, porque aos poucos surgirá uma nova safra de estudiosos e historiadores que poderão multiplicar para os leigos, jovens e membros da FS, uma melhor compreensão, e conseqüentemente vivência do carisma salesiano. O Brasil salesiano precisa urgentemente de um agiornamento neste aspecto, podendo correr o risco de ficar à margem de toda uma nova cultura salesiana que está sendo aqui produzida.

Além do padre Fernando colaboraram no Centro, Pe. Jaime Rodriguez, Pe. Rafael e Pe. Carlos Giuseppe, todos a tempo integral. O curso dividido em 4 Níveis se desenvolve da seguinte maneira:

1. Nível: os primeiros 30 anos de Dom Bosco e as opções fundamentais;

2. Nível: A problemática histórica das grandes transformações no Piemonte, fundação da Congregação salesiana;

3. Nível: Os últimos 27 anos da vida de Dom Bosco;

4. Nível: realizasse em Turim nos três lugares fundamentais histórico-genéticos de Dom Bosco. Os níveis acontecem sempre durante três semana com horário preenchido com as palestras de contextualização dos fatos, trabalho de grupo, leituras pessoais e plenárias com debates orientados./P>

Foi formado durante este tempo uma comunidade fraterna com momentos fortes de oração pela manhã e noite, apresentação das realidades de nossas proveniências, jogos e momentos de recreação ao estilo oratoriano. O ambiente do Centro é muito acolhedor. Não falta também, é lógico, passeios aos lugares mais importantes da cidade de Quito, como por exemplo: as casas salesianas, o centro histórico patrimônio da humanidade, o monumento feito sobre a linha do equador chamada “La metad Del mundo”, de fato um belo e inesquecível passeio ao centro da metade da terra.

O que fica deste primeiro nível? A forte consciência de que Dom Bosco foi um instrumento de Deus na historia da Itália e da Igreja, que de fato revolucionou. Ele rompeu com o determinismo próprio da época e soube sair do cíclico camponês para ser uma presença de esperança para jovens sem esperança, uma voz eclesial numa Igreja calada e distante dos pobres miseráveis, uma proposta de renovação religiosa num contexto teológico dualista e de imposição do temor, deixando todos os títulos de nobreza e fama para ser “sinal da presença amorosa de Deus entre os jovens”. Tudo isto com plena consciência e ousadia. Nada fez Dom Bosco de forma inconsciente ou levado apenas pela intuição. Ele foi conseqüente com suas opções e ensinou aos salesianos a fazerem o mesmo.

Daqui a uma semana estaremos saindo do Centro com o coração cheio de alegria e a mente repleta de perguntas e desejo de aprofundar o que aqui ouvimos, tocamos e experimentamos com nossas mãos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀