Bispos brasileiros falam aos jovens na JMJ
sexta: 18 de julho de 2008
Terminaram na manhã de hoje, em Sydney (Austrália), os encontros com jovens, também chamados de catequese, conforme programação da Jornada Mundial da Juventude, aberta na última quarta-feira, 15. Os bispos brasileiros, dom Eduardo Pinheiro da Silva, dom Jose Negri e dom Moacyr Vitti falaram aos jovens de língua portuguesa nos encontros que aconteceram nas paróquias de Sydney nas últimas três manhãs.
“Em cada paróquia, que acolhe grupos de jovens de determinados países, se encontra um bispo que orienta a catequese”, explica o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Giley Azevedo. “O tema abordado foi o Espírito Santo na vida do jovem, na comunidade e na missão da Igreja”, esclarece. Além dos bispos que fazem as palestras, vários padres atendem a confissão dos jovens.
Encontro com o papa
A jovem brasileira Marcília, da diocese mineira de Janaúba, fez parte do grupo de jovens que viajaram no barco com o papa, ontem, para Sydney. Segundo Marcília, ao reconhecer a bandeira brasileira, Bento XVI lhes “dirigiu uma saudação fraterna em português”. Outros jovens brasileiros que estiveram próximos do papa foram Bruna Junqueira e Fernando Lage, membros da equipe internacional de liturgia.
Já um grupo de 12 jovens dos cinco continentes almoçou, hoje, com o papa Bento XVI. Entre os jovens estava a brasileira Jorgiana, do grupo Universidades Renovadas de Salvador (BA).
Amanhã, à noite, tem início a Vigília com o papa, quando os jovens ficarão acampados toda a noite até a missa de encerramento, no domingo às 10h (horário local). Nesta celebração, Bento XVI anunciará o local e a data da próxima jornada.