EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

[Nota de Falecimento] Pe. José Maria de Souza Barbosa

Em nome do P. Inspetor cumpro o doloroso dever de comunicar aos irmãos da Inspetoria o falecimento do P. José Maria de Souza Barbosa, o nosso Pe. “Zema” depois de sofrer um AVC hemorrágico no dia de ontem. O falecimento aconteceu hoje , por volta das 16,00 h.

O corpo será velado na igreja do Colégio Dom Bosco, comunidade dele durante este ano, e a Missa de corpo presente será celebrada amanhã, dia 1 de novembro, às 15,00h e logo a seguir será levado ao cemitério. Esta noite deverá chegar do Maranhão a irmã dele que infelizmente não vai poder mais encontrá-lo com vida.

P. José Maria nasceu em Caxias (MA) no dia 8 de dezembro de 1948; fez a primeira profissão no dia 31 de janeiro de 1986 e foi ordenado padre no dia 1 de janeiro de 1994. Exerceu diversas funções na inspetoria, destacando-se no campo da educação.

Fraternamente, em comunhão de orações
P. João Sucarrats, secretário

16 comentários em “[Nota de Falecimento] Pe. José Maria de Souza Barbosa”

  1. Só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de ter convivido com essa pessoa iluminada na minha adolescência! Devo a minha formação acadêmica, meus amigos de infância e infinitas boas memórias ao Pe. Zema que me oportunizou continuar estudando no Colégio que até hoje está em mim. Nem todo o agradecimento do mundo seria suficiente para o Pe. Zema

  2. tive a felicidade de estar presente na ordenação do padre zé maria, eu ainda era adolescente, mas percebi a grande alegria pela missão que ele recebia. Certamente estará intercedendo por todos que praticam o bem e por todos os vocacionados de dom bosco.

  3. Francisco Soares Gonçalves Filho

    Foi com imensa tristeza que recebi a noticia do falecimento do Pe. Zé Maria. Sou ex-salesiano e convivi com o Pe. Zema por pouco tempo mas o suficiente para perceber o seu carisma salesiano. Pessoa alegre e que sabia cativar os jovens. depois que saí da congregaçao perdi o contato com ele e com os outros tambem. São pessoas assim que a juventude dos dias atuais precisam, infelismente ele se foi. (Santa Isabel do Rio Negro)

  4. Saudações a toda a Isma e ao Colégio D. Bosco de modo especial que sente agora um vazio com a partida do P. Zema.

    P. José Maria deixa saudades. Alegria contagiante. Um lugar a mais para ser preenchido pelas novas vocações da Isma.

    Rezo por todos.

  5. Pe. Luiz Alves de Lima, sdb

    Foi com surpresa e muita tristeza que recebemos aqui no Instituto Teológico Pio XI do Alto da Lapa em São Paulo (campus UNISAL), a notícia do falecimento do Pe. José Maria. Eu o conheci aqui, quando veio fazer os estudos teológicos de 1990 a 1993. Ele se distinguia por sua idade (era o mais velho dos estudantes) e pelo seu jeito simples e cordial de ser; fui seu professor de teologia e formador. Teve que enfrentar dificuldades, particularmente falsas informações e acusações sobre seu passado, mas tudo superou com perseverança sem se deixar abater pelas dificuldades. Sua repentina morte nos deixou chocados. Apresentamos nossos sentimentos à Inspetoria Salesiana de Manaus que perde um de seus filhos em plena atividade e rezamos pelo seu descanso eterno, hoje particularmente em que celebramos, em toda a Igreja, os nossos morto. Que o Pai das misericórdias o acolha agora que conclui sua trajetória terrena e lhe conceda contemplar na eternidade os mistérios que viveu pela fé e pelos quais consagrou toda sua vida. Oramos para que receba o prêmio do servo bom e fiel, zeloso discípulo de Jesus e ao modo de Dom Bosco. RIP. Pe. Luiz Alves de Lima, sdb.

  6. Os primeiros contatos com o nosso irmão e amigo P. Zema aconteceram em Ananindeua-PA (1992) no processo discernimento vocacional (Pastoral Vocacional) ele apesar de já possuir uma vasta experiência de vida esteve muito próximo de todos nós no início da caminhada salesiana. Em 2002 no segundo ano de tirocínio nos encontramos novamente em Ananindeua-PA como irmãos de comunidade, sua presença alegre, serena e firme foi enriquecedora para os irmãos, para os jovens e leigos que partilhavam do trabalho e da nossa missão. Para os que convieram com este querido irmão e amigo fica o seu testemunho de vida comunitária, o zelo pastoral, amor pela educação, a dedicação nos estudos, homem de cultura…
    Sempre no final de cada mês fazemos memória de nosso Pai Dom Bosco, ele o acolheu e colocou-o no colo de Nossa Senhora Auxiliadora, Ela o entregou ao seu Filho Jesus, que lhe abriu os seus olhos para eternidade em Deus Pai. Descanse em paz Zema!

  7. Os primeiros contatos com o nosso irmão e amigo P. Zema acontecerão em Ananindeua-PA (1992) no processo discernimento vocacional (Pastoral Vocacional) ele apesar de já possuir uma vasta experiência de vida esteve muito próximo de todos nós no início da caminhada salesiana. Em 2002 no segundo ano de tirocínio nos encontramos novamente em Ananindeua-PA como irmãos de comunidade, sua presença alegre, serena e firme foi enriquecedora para os irmãos, para os jovens e leigos que partilhavam do trabalho e da nossa missão. Para os que convieram com este querido irmão e amigo fica o seu testemunho de vida comunitária, o zelo pastoral, amor pela educação, a dedicação nos estudos, homem de cultura…
    Sempre no final de cada mês fazemos memória de nosso Pai Dom Bosco, ele o acolheu e colocou-o no colo de Nossa Senhora Auxiliadora, Ela o entregou ao seu Filho Jesus, que lhe abriu os seus olhos para eternidade em Deus Pai. Descanse em paz Zema!

  8. João Cavalcante Filho

    Hoje dia de Todos os Santos. O céu ganhou mais um, e nós um grande intercessor. Zé Maria me acompanhou no Oratório Domingos Sávio, na década de 80 e 90. Um salesiano extraordinário, um amigo-irmão mais velho que sempre tive como referência. Quando queria chamar nossa atenção, punha uma cara de bravo e nos chamava: “Menino, que tu tá fazendo?… Aquele jeitão tranquilo, aquele olhar chamativo… Sim… Encontrei no Padre Zema, entre tantos salesianos, um sentido… uma élan… uma benção e perfume… Sim, Zema era impregnado da paixão de Dom Bosco… Ele era o próprio Dom Bosco… Sim, Zema era um homem de palavras curtas mas certeiras ao coração… Uma presença constante e de alegria em nosso meio no tempo do Oratório. Então como se despedir de uma pessoa assim? Não sei… Só posso dizer a Deus Obrigado por este presente, por nos oferecer essa vida cheio de espírito educativo, exemplo para muitos salesianos mundo afora… Obrigado, Zema… Teu exemplo será lembrado em minha memória… em meu fazer educativo… Em meus sonho… Vai em paz, Zé Maria… Pai, irmão e amigo de tantos jovens, como eu…

  9. Prof. Tadeu Moreira

    Trabalhei com o Pe. Zema, como ele mesmo gostava que o chamassem, durante muitos anos no Carmo Belém e no Carmo Ananindeua.
    Era uma figura ímpar, um enorme coração, um grande amigo. Deixou sua marca na vida de todos aqueles que com ele conviveram. Eu, minha esposa Márcia e meus filhos, Martha, Daniel e Tadeu guardamos muitas boas lembranças dele. Ele por certo será recebido com festas na morada celestial.

  10. GERDELINA DOS SOCORRO NEGRAO KALIFE

    Um grande amigo, nos deixou, só tenho boas lembtranças do Pe. Zema, uma pessoa muito alegre, coração bondoso, fui previlegiada de passar uma parte da minha vida trabalhando e convivendo com este grande homem, vai nos deixar muitas saudades, mas um dia nos reecontraremos. ADEUS E QUE DEUS TE GUARDE, AMÉM.

  11. E com muita tristeza que recebo a noticia do falecimento do padre zema grande amigo e um ótimo pároco sou de porto velho aonde tive a honra de trabalhar com ele no programa de radio voltado para juventude e o publico em geral “frequência jovem ” era um homem muito determinado e um maranhense arretado fez muitas coisas pelos jovens e pelas pessoas carente vou senti muito sua falta e Dom Bosco e Nossa Senhora de Fátima cuidem dele e o recebam com festa pois ele vai embora para um lugar melhor e vai cuida de todos nos agora vá com Deus Padre Zema

  12. Jair Benjamin Luciano

    Pe. Zema, foi um dos melhores amigos que eu já tive. Sua presença entre os jovens, sempre foi marcante. Com o seu jeito alegre, cativante, sorridente, participativo e com a facilidade enorme de conviver com pessoas mais simples. Fomos colegas no Seminário e transmitia muita simpatia e alegria. Quando deixei de ser salesiano, foi um irmão que me acolheu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e possibilitou a nossa preparação para o Sacramento do Matrimônio. Obrigado meu amigo! Obrigado pela sua doação, dedicação aos jovens e ao povo simples da nossa terra amazônica! Vai em paz! Receba o prêmio merecido do Pai Celestial. Amém!

  13. Padre Zé Maria. Irmão de bom coração! Fica a saudade e nossas orações ao educador e amigo. Zema dos jovens e de Dom Bosco!
    Da Comunidade Educativa da Casa Mamãe Margarida – Manaus.

  14. Sou ex aluno salesiano do Pará. Hoje, professor de História, e gostaria de compartilhar, como homenagem ao querido padre Zema, este texto que postei em uma rede social assim que soube do acontecido.

    “Amigos são pessoas especiais que estão em nossa vida, compartilham momentos importantes, felizes e tristes, nos apoiam, comemoram e choram conosco. Educadores são pessoas especiais em nossa vida, marcam-nos com sua esperança e ousadia, acreditamos neles, acreditamos em nossos sonhos porque eles também acreditaram em nossos sonhos.

    Quando um dia não pude acreditar sozinho em mim e em meus sonhos, encontrei um amigo, um educador que acreditou e incentivou, esteve presente em momentos alegres e tristes, ainda lembro de todos os momentos juntos. Nosso pai e mestre, Dom Bosco, nos deixou os SALESIANOS para servir de apoio – eu encontrei em casa salesiana um rumo para minha vida – mesmo sem entrar para a congregação, entrei para sempre na família. Tantos salesianos de Dom Bosco que foram importante pra mim já partiram, Padre Zé Raimundo, Padre Ricardo, Padre Laudato, Irmão Matias Juan, e outros que também estenderam a mão quando precisei. Sonhamos juntos o mesmo sonho, desde Dom Bosco, e por onde eu for, estarei com aquele sonho em meu coração.

    Hoje um amigo, educador, irmão salesiano, nos deixou, e já sinto o coração apertado por não ter dado um último abraço, por não poder pedir um último conselho. Mande um abraço para nossos irmãos que hoje te receberam, mande lembranças à Dom Bosco, ore por nós, auxilie-nos, aconselhe-nos, guie-nos… Obrigado por plantar em muitos jovens as sementes da fé, da esperança, da ousadia, da luta, da confiança no poder transformador da educação.

    Seremos sempre os “meninos de Dom Bosco”, os Salesianos, e estarás sempre entre nós, o sonho que sonhastes, seguiremos sonhando!

    Vai em paz, querido Padre José Maria (zema), sdb (ISMA).”

  15. Caro irmão e amigo Zema,
    Deixo meu abraço com saudades.
    Nossa despedida aconteceu na manhã de segunda-feira no Colégio Dom Bosco.
    Agora ficam as lembranças de nossos bons momentos.
    Agora, enfim, nossa amizade será eterna.
    Olha por nós salesianos, pela nossa imensa inspetoria e pelos jovens a quem tu amaste tanto.
    Pe. Jefferson

  16. Pe. Zema, grande amigo. Sempre focado na educação dos jovens, com seu jeito bem característico. Há algum tempo ele me reservou a missão de gravar suas músicas, até como forma de perpetuar seu gosto pela gente amazônida, pelo modo caboclo de viver, pelas coisas próprias da nossa região que abraçou como sua terra. Aqui dedicou seus olhares, seu agir, seu tempo… sua vida! Que Deus o receba no paraíso celeste com o sorriso bem aberto como o do querido irmão Pe. Zema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀