EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Nota de Falecimento: Morte do P. Helvécio Baruffi  

Faleceu no início da noite de 21/02, no Hospital Pio XI de Roma o P. Helvécio Baruffi, conselheiro geral para a Região Salesiana América Cone Sul.

O P. Baruffi, restabelecido de uma enfermidade que o havia impedido de participar dos trabalhos da sessão de inverno do Conselho Geral, havia transcorrido apenas várias horas em Roma aonde viera para participar do Capítulo Geral. Mas já durante a viagem sentiu-se muito mal e isso exigiu a sua imediata internação no hospital.

O P. Baruffi, nascido em 18 de julho de 1944, em Luiz Alves, no estado de Santa Catarina, Brasil, estava concluindo o seu segundo mandato como regional. Depois de fazer o noviciado em Taquari (RS), fez a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1964. Durante o pós-noviciado obteve a licença em Letras Anglo-germânicas e Filosofia. Diácono em 23 de junho de 1963, foi ordenado presbítero no dia 30 de dezembro de 1973.

Desempenhou vários encargos de responsabilidade na Inspetoria do Brasil-Porto Alegre (BPA). Em 1977 foi feito diretor da obra de Ponta Grossa (PR) e de 1984 – por oito anos – foi mestre de noviços, em Curitiba (PR). Foi além disso Diretor de Viamão (RS), por dois anos. Nomeado Inspetor de Porto Alegre em 1990, foi eleito pelo Capítulo Geral 24 Conselheiro Regional para a América Cone Sul.

O P. Pascual Chávez, Reitor-Mor, ao comunicar a notícia da morte do P. Baruffi quis sublinhar a paixão com que se dedicava ao seu encargo: “A morte do P. Helvécio é um momento de grande dor, mas, ao mesmo tempo, estamos convencidos de que a sua morte será uma semente que trará fecundidade ao iminente Capítulo Geral, capítulo que nos preparamos para viver”.

Os funerais do P. Baruffi serão celebrados terça-feira, dia 26 de fevereiro, na igreja da Casa Generalícia.

(Publicado em 21/02/2008)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀