Eu mesmo irei em busca de minhas ovelhas e
cuidarei delas… Farei surgir para elas um pastor
único… Ele as apascentará e lhes servirá de pastor
(Ez 34,11.23).
É com pesar e esperança que comunicamos aos salesianos e demais membros da Família Salesiana o retorno à casa do Pai, do nosso querido Dom Franco Dalla Valle.
Dom Franco nos últimos dias apresentou problemas no coração e por isso deslocou-se de Juína (MT), até a capital Cuiabá, onde veio a falecer na tarde desta quinta-feira. Hoje, ele estaria completando 62 anos de idade. Dom Franco nasceu em Crespano del Grappa, Província de Treviso, no ano de 1945.
Foi na escola pública de Chiusano dAsti que ele iniciou os estudos, dando depois continuidade aos mesmos no Seminário Menor de Penango (Asti). No ano de 1962, entrou no noviciado salesiano de Villa Moglia (Chieri). Na festa da Assunção de Nossa Senhora (16 de agosto), fez a primeira Profissão na Congregação Salesiana. Cursou a filosofia entre os anos de 1963 a 1967, em Foglizzo.
Após os três primeiros anos de profissão, veio como missionário para o Brasil, mais precisamente para a cidade de Belém, onde emitiu a Profissão Perpétua no dia 15 de agosto de 1969. Retornando à Itália, Dom Franco freqüentou o curso de teologia no Instituto Salesiano de Castellamare di Stabia (Nápoles).
A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 26 de agosto de 1972 no Colle Dom Bosco (Asti), definida por João Paulo II como a colina das bem-aventuranças salesianas, local onde Dom Bosco transcorreu os primeiros anos da sua infância.
No ano seguinte, Dom Franco voltou para o Brasil, dando continuidade a uma vida de doação, entrega e trabalho incansável pelas vocações na Amazônia.
Antes da sua nomeação como Inspetor, Dom Franco exerceu os seguintes serviços na nossa Inspetoria:
. 1973 Coordenador de Pastoral em Ananindeua (PA) por seis meses;
. 1973-1975 Coordenador de Pastoral e de estudos no Colégio Dom Bosco de Porto Velho;
. 1976-1981 Encarregado dos Aspirantes no Colégio Dom Bosco de Manaus;
. 1981-1985 Diretor do Centro Vocacional Salesiano em Manaus. Nesse período foi também Conselheiro Inspetorial;
. 1986 Curso de Espiritualidade em Roma;
. 1987 Vice-pároco da Paróquia de São José em Jí-Paraná (RO);
. 1988-1989 Pároco da Paróquia São José em Jí-Paraná (RO);
. 1990-1991 Mestre de noviços em Candeias do Jamari (RO);
. 1991-1997 Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio;
. 1998 Ordenação Episcopal em Roma, na festa da Epifania do Senhor.
Dom Franco foi o primeiro bispo de Juína (MT).
A respeito de Dom Franco podemos dizer tantas coisas. Demonstrou sempre um grande senso de pobreza, amor às missões e ao povo desta região, além de uma vida dedicada a cultivar as vocações autóctones. Um número significativo de salesianos teve o privilégio de tê-lo como formador, diretor espiritual e, acima de tudo um exemplo de vivência do carisma salesiano.
Em nome de todos os irmãos da inspetoria, o Pe. Damásio agradece a Deus pelo dom da vida e o trabalho realizado por este querido irmão. As sementes que ele plantou produzirão frutos de novos missionários dedicados ao anúncio alegre do Evangelho da Vida.
Manifestamos também os nossos sentimentos à Ir. Amabile Dalla Valle (carmelita e irmã de Dom Franco) e que há anos trabalha na Zona Leste de Manaus, aos demais familiares e a toda comunidade eclesial da diocese de Juína.
O Cristo, Bom Pastor, acolha no seu Reino este irmão que soube fazer da sua vida uma oferta agradável a Deus e aos irmãos.
Pe. Francisco Alves de Lima
Vice-Inspetor