EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Nota de falecimento de Dom Franco Dalla Valle

“Eu mesmo irei em busca de minhas ovelhas e
cuidarei delas… Farei surgir para elas um pastor
único… Ele as apascentará e lhes servirá de pastor”


(Ez 34,11.23).



É com pesar e esperança que comunicamos aos salesianos e demais membros da Família Salesiana o “retorno à casa do Pai”, do nosso querido Dom Franco Dalla Valle.

Dom Franco nos últimos dias apresentou problemas no coração e por isso deslocou-se de Juína (MT), até a capital Cuiabá, onde veio a falecer na tarde desta quinta-feira. Hoje, ele estaria completando 62 anos de idade. Dom Franco nasceu em Crespano del Grappa, Província de Treviso, no ano de 1945.

Foi na escola pública de Chiusano d’Asti que ele iniciou os estudos, dando depois continuidade aos mesmos no Seminário Menor de Penango (Asti). No ano de 1962, entrou no noviciado salesiano de Villa Moglia (Chieri). Na festa da Assunção de Nossa Senhora (16 de agosto), fez a primeira Profissão na Congregação Salesiana. Cursou a filosofia entre os anos de 1963 a 1967, em Foglizzo.

Após os três primeiros anos de profissão, veio como missionário para o Brasil, mais precisamente para a cidade de Belém, onde emitiu a Profissão Perpétua no dia 15 de agosto de 1969. Retornando à Itália, Dom Franco freqüentou o curso de teologia no Instituto Salesiano de Castellamare di Stabia (Nápoles).

A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 26 de agosto de 1972 no Colle Dom Bosco (Asti), definida por João Paulo II como “a colina das bem-aventuranças salesianas”, local onde Dom Bosco transcorreu os primeiros anos da sua infância.

No ano seguinte, Dom Franco voltou para o Brasil, dando continuidade a uma vida de doação, entrega e trabalho incansável pelas vocações na Amazônia.
Antes da sua nomeação como Inspetor, Dom Franco exerceu os seguintes serviços na nossa Inspetoria:

. 1973 – Coordenador de Pastoral em Ananindeua (PA) por seis meses;

. 1973-1975 – Coordenador de Pastoral e de estudos no Colégio Dom Bosco de Porto Velho;
. 1976-1981 – Encarregado dos Aspirantes no Colégio Dom Bosco de Manaus;
. 1981-1985 – Diretor do Centro Vocacional Salesiano em Manaus. Nesse período foi também Conselheiro Inspetorial;

. 1986 – Curso de Espiritualidade em Roma;
. 1987 – Vice-pároco da Paróquia de São José em Jí-Paraná (RO);
. 1988-1989 – Pároco da Paróquia São José em Jí-Paraná (RO);
. 1990-1991 – Mestre de noviços em Candeias do Jamari (RO);
. 1991-1997 – Inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio;
. 1998 – Ordenação Episcopal em Roma, na festa da Epifania do Senhor.

Dom Franco foi o primeiro bispo de Juína (MT).
A respeito de Dom Franco podemos dizer tantas coisas. Demonstrou sempre um grande senso de pobreza, amor às missões e ao povo desta região, além de uma vida dedicada a cultivar as vocações autóctones. Um número significativo de salesianos teve o privilégio de tê-lo como formador, diretor espiritual e, acima de tudo um exemplo de vivência do carisma salesiano.
Em nome de todos os irmãos da inspetoria, o Pe. Damásio agradece a Deus pelo dom da vida e o trabalho realizado por este querido irmão. As sementes que ele plantou produzirão frutos de novos missionários dedicados ao anúncio alegre do Evangelho da Vida.
Manifestamos também os nossos sentimentos à Ir. Amabile Dalla Valle (carmelita e irmã de Dom Franco) e que há anos trabalha na Zona Leste de Manaus, aos demais familiares e a toda comunidade eclesial da diocese de Juína.
O Cristo, Bom Pastor, acolha no seu Reino este irmão que soube fazer da sua vida uma oferta agradável a Deus e aos irmãos.


Pe. Francisco Alves de Lima
Vice-Inspetor



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀