EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Nomeado Bispo auxiliar para Campo Grande

O Papa João Paulo II, acolhendo a solicitação de Dom Vitório Pavanello, SDB, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeou bispo titular de “Gisipa” e auxiliar em Campo Grande (MS), o padre Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, atualmente pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária da Universidade Salesiana de São Paulo UNISAL – em Lorena (SP).

Padre Eduardo Pinheiro da Silva nasceu em 20 de janeiro de 1959, na cidade de Lins (SP). Seu pai, Francisco Pinheiro da Silva é natural de Bariri (SP) e sua mãe, Elvira Martins Pinheiro da Silva, de Ponta Porá (MS). Participando da vida da comunidade da Igreja Dom Bosco daquela cidade, padre Eduardo iniciou o seu discernimento vocacional aos 19 anos, sob os cuidados dos salesianos, principalmente do padre Valéria Utel e padre Pascoal Forin. Ingressou na Congregação Salesiana em 24 de janeiro de 1981 em São Carlos (SP), onde fez o noviciado sob a direção do padre Vitório Pavanello, atual arcebispo de Campo Grande. Professou pela primeira vez no dia 16 de janeiro do ano seguinte e em 13 de janeiro de 1985 fez a Profissão Perpétua, pelas mãos de Dom Walter Bini, então bispo de Lins. Cursou o ensino fundamental e o ensino médio em sua cidade natal formando-se em Técnico em Telecomunicações. De 1978 a 1980 estudou os três primeiros anos de Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de Lins. Fez Filosofia (1982 a 1984) na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP), e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, São Paulo. Em 1991 iniciou os estudos de Pedagogia na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande.

Entre 1996 e 1997 cursou a Faculdade de Ciências da Educação na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, Itália, concluindo o Bacharelado e o Mestrado, com Especialização em Pastoral Juvenil e Catequese. No momento (2005) havia apenas iniciado a Faculdade de Psicologia na Universidade Salesiana de Lorena. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 19 de janeiro de 1991, na Igreja São João Bosco (Lins), pela imposição das mãos de Dom Irineu Danelon. O lema escolhido para a ocasião foi: “Eis-me aqui para fazer a Tua vontade” (Hb 10, 7).Principais funções e ministérios exercidos até então: de 1991 a 1995 (Campo Grande/MS): – Coordenador de Estudos e de Pastoral no PósNoviciado Salesiano; membro da Equipe de Assessores da Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana de Campo Grande; membro da Equipe de Assessores da Pastoral da Juventude na diocese de Campo Grande; de 1996 a 1997 (Itália): Estudos na Universidade Pontifícia Salesiana em Roma; de 1998 a 2001 (Campo Grande/MS): diretor da Obra Social Paulo VI; – Membro do Conselho Inspetorial da Inspetoria Salesiana de Campo Grande (2000 e 2001); membro da Equipe de Assessores da Pastoral Juvenil Inspetorial; membro da Equipe de Assessores da Pastoral da Juventude do Regional Oeste I (Campo Grande); 2002 (até junho: Campo Grande/MS): delegado do inspetor para a Pastoral Juvenil e coordenador da Articulação da Juventude Salesiana na Inspetoria Salesiana de Campo Grande; de junho de 2002 a 2004 (Araçatuba/SP): coordenador de Pastoral do Colégio Salesiano; vigário das Comunidades São Cristóvão, São Domingos Sávio e da Paróquia São Francisco e Santa Clara; capelão das Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada. Em 2004 foi nomeado membro do Conselho Diocesano de Presbíteros. Atualmente acumula as seguintes funções: pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária da Universidade Salesiana de São Paulo (UMSAL); diretor de Extensão e Ação Comunitária da unidade de Lorena da UNISAL; coordenador da Pastoral da Universidade da UMSAL, Lorena; membro da Equipe de Formadores do Pós-Noviciado de Lorena; membro da Equipe de Animação Vocacional e Formação Continuada da Inspetoria Salesiana de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀