EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

“MOVIDOS PELA GRAÇA, CANTAI A DEUS, EM VOSSOS CORAÇOES” (Cl 3,16)

Por Antonio Veiga Neto / Noviciado Sagrado Coração de Jesus (MG) –

Os noviços salesianos de Barbacena-MG, após serem admitidos à Primeira Profissão Religiosa, escolheram o lema comunitário que ilumina a caminhada fraterno-formativa da turma. Após o bom êxito em 2017, tornar-se-ão jovens religiosos consagrados e, serão, portanto, membros da Sociedade de São Francisco de Sales no dia 31 de janeiro de 2018.

O lema é inspirado na Carta de Paulo aos Colossenses que critica a perspectiva de fé em Cristo somente com exercício de penitência e, exalta a convicção de que Jesus já fez o suficiente para a nossa salvação. Somos encorajados a viver a fé em Deus em meio ao mundo que não é uma prisão, mas uma obra plasmada pelas mãos do Pai com muito amor.

Dentro da pedagogia salesiana a Carta aos Colossenses nos lembra da perspectiva de santidade que Domingos Sávio tinha. Após ser educado por Dom Bosco, entendeu que, para ser santo, não precisa de mortificações e duras penitências, mas, estar alegre, cumprir com os deveres e fazer-se presente em meio aos jovens fazendo o bem e amando-os como filhos preciosos de Deus.

“Movidos pela graça”, a vida vocacional de cada jovem é guiada pelas graças que Deus nos concede. Ele mesmo nos orienta a renovar no dia-a-dia o otimismo que somos agraciados por Deus no sentido sublime de sermos filhos muito amados. Deus nos move com o seu carinho de criador e nós respondemos em boas obras, com tudo que temos e somos.

“Cantai a Deus”, o canto é uma expressão solene a Deus que abre o horizonte do diálogo em expressão a nosso louvor com alegria. Neste ano mariano, vale destacar o Magniticat, onde Maria nos diz: “A minha alma exalta o Senhor, meu espírito se alegra em Deus” (Lc 1,46). Com Maria Auxiliadora, nós na formação salesiana, aprendemos a fazer da vida uma canção, entoando sempre a nossa disponibilidade em servir e repetindo o nosso “sim” pessoal.

“Em vossos corações”, a simbologia do coração vem pedagogicamente destacar a interioridade do homem visando que a dimensão prioritária formativa do noviciado é a espiritual. E é na mística do coração de Cristo que nós nos preparamos para a Vida Religiosa com a virtude da humildade e mansidão. Para a melhor propagação devocional salesiana todos os nossos noviciados têm como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus.

O Cristo, Bom Pastor, suscita com a sua graça os jovens disponíveis e corajosos para trabalhar na congregação salesiana, na qual, Ele mesmo teve a iniciativa. Hoje, em Barbacena, são 15 jovens que ousam do carisma de Dom Bosco para se tornar operários de Deus colaborando na construção do Reino. Com esperança e gratidão, rezemos pela perseverança e fidelidade desses noviços que, com alegria, querem viver a radicalidade do Evangelho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀