EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

“MOVIDOS PELA GRAÇA, CANTAI A DEUS, EM VOSSOS CORAÇOES” (Cl 3,16)

Por N Antonio Veiga Neto – Noviciado de Barbacena (MG)

Os noviços salesianos de Barbacena-MG, após serem admitidos à Primeira Profissão Religiosa, escolheram o lema comunitário “Movidos pela Graça, Cantai a Deus, em vossos Corações” (CI 3,16) que ilumina a caminhada fraterno-formativa da turma. Após o bom êxito em 2017, tornar-se-ão jovens religiosos consagrados e, serão, portanto, membros da Sociedade de São Francisco de Sales no dia 31 de janeiro de 2018.

O lema é inspirado na Carta de Paulo aos Colossenses que critica a perspectiva de fé em Cristo somente com exercício de penitência e, exalta a convicção de que Jesus já fez o suficiente para a nossa salvação. Somos encorajados a viver a fé em Deus em meio ao mundo que não é uma prisão, mas uma obra plasmada pelas mãos do Pai com muito amor.

Dentro da pedagogia salesiana a Carta aos Colossenses nos lembra da perspectiva de santidade que Domingos Sávio tinha. Após ser educado por Dom Bosco, entendeu que, para ser santo, não precisa de mortificações e duras penitências, mas, estar alegre, cumprir com os deveres e fazer-se presente em meio aos jovens fazendo o bem e amando-os como filhos preciosos de Deus.

“Movidos pela graça”, a vida vocacional de cada jovem é guiada pelas graças que Deus nos concede. Ele mesmo nos orienta a renovar no dia-a-dia o otimismo que somos agraciados por Deus no sentido sublime de sermos filhos muito amados. Deus nos move com o seu carinho de criador e nós respondemos em boas obras, com tudo que temos e somos.

“Cantai a Deus”, o canto é uma expressão solene a Deus que abre o horizonte do diálogo em expressão a nosso louvor com alegria. Neste ano mariano, vale destacar o Magniticat, onde Maria nos diz: “A minha alma exalta o Senhor, meu espírito se alegra em Deus” (Lc 1,46). Com Maria Auxiliadora, nós na formação salesiana, aprendemos a fazer da vida uma canção, entoando sempre a nossa disponibilidade em servir e repetindo o nosso “sim” pessoal.

“Em vossos corações”, a simbologia do coração vem pedagogicamente destacar a interioridade do homem visando que a dimensão prioritária formativa do noviciado é a espiritual. E é na mística do coração de Cristo que nós nos preparamos para a Vida Religiosa com a virtude da humildade e mansidão. Para a melhor propagação devocional salesiana todos os nossos noviciados têm como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus.

O Cristo Bom Pastor suscita com a sua graça os jovens disponíveis e corajosos para trabalhar na congregação salesiana, na qual, Ele mesmo teve a iniciativa. Hoje, em Barbacena, são 15 jovens que ousam do carisma de Dom Bosco para se tornar operários de Deus colaborando na construção do Reino. Com esperança e gratidão, rezemos pela perseverança e fidelidade desses noviços que, com alegria, querem viver a radicalidade do Evangelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀